Home > Notícias

Adobe lança ferramenta para desenvolvimento em plataforma Flash

Com novo produto, companhia vai facilitar a criação de aplicativos mais interativos e visuais.

InfoWorld/EUA

22/03/2010 às 9h11

Foto:

A Adobe Systems lança nesta segunda-feira (22/3) uma ferramenta de desenvolvimento e tecnologias para a plataforma Flash, incluindo uma renomeada versão do Flex Builder.

Com o lançamento, a Adobe vai permitir o desenvolvimento de aplicativos mais interativos e visuais, assim como a customização da interface de usuário, de acordo com o gerente de produção da Adobe, Dave Gruber. Além disso, as ferramentas vão ajudar os desenvolvedores na criação de aplicações com recursos de codificação, testes, procura de erros e implantação, diz Gruber.

Uma das grandes novidades é o Flash Builder 4, versão mais recente do que era conhecido como Flex Builder. A ferramenta é usada para construção de aplicações de internet.

“Nós mudamos o nome porque o novo Builder tem mais recursos do que o Flex”, afirma Gruber.

“As pessoas usam ativamente o FlexBuilder para desenvolvimento do ActionScript fora do quadro Flex”, ele disse. A ferramenta suporta desenvolvimento Flex e Flash; tanto o Flex 3 quando o Flex 4 são suportados. O Flash Builder 4 oferece codificação e testes melhorados e permite que desenvolvedores façam um trabalho melhor via integração com o pacote Adobe Creative Suite.

Desenvolvedores podem usar o Flash Builder 4 para aperfeiçoar a arquitetura do Flex 4, oferecendo um novo nível de interface de usuário, segundo a Adobe. A versão 4 também vai permitir colaboração entre desenvolvedores e designers através da futura ferramenta de interação Flash Catalyst.

Disponível a partir desta segunda-feira (22/3), o Flash Builder 4 será vendido em versões Standard (249 dólares) e Premium (699 dólares). A versão Premium oferece recursos da versão Standard, além de ferramentas de teste e uma licença para o ColdFusion Builder IDE, que também será lançado nesta segunda-feira.

O ColdFusion fornece um IDE baseado em Eclipse para desenvolvimento de aplicações sustentadas pela plataforma ColdFusion, que pode ser integrada a interfaces Flash, segundo Gruber.

“Faz tempo que os desenvolvedores do ColdFusion pedem para a Adobe construir uma nova ferramenta ColdFusion”, diz Gruber. Esses desenvolvedores usam o Dreamweaver, da Adobe, e instrumentos de código aberto do mercado, mas sentem falta de um IDE profissional, afirma. O ColdFusion Builder, que custará 299 dólares, possui uma codificação inteligente, capaz de permitir a complementação de código.

A Adobe também está lançado o Flash Platform Social Service, que possibilitará aos desenvolvedores a integração de aplicações Flash com 14 diferentes redes sociais, incluindo Facebook, MySpace, Google, LinkedIn e Twitter. Em vez de   criarem separadamente para cada API das redes, será possível construir um código único para todas, de acordo com a Adobe.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail