Home > Notícias

Adobe lança plataforma AIR 1.0

Plataforma da Adobe que aproxima web e desktop ganha primeira versão oficial.

Por ComputerWorld/EUA

25/02/2008 às 13h10

Foto:

A Adobe nesta segunda-feira (25/02) anunciou o lançamento da sua plataforma Adobe Integrated Runtime (AIR) para aplicações online no desktop. A companhia também lançou o Flex 3, ferramenta de desenvolvimento de código aberto voltada para a criação dos aplicativos pra desktop.

O AIR é um ambiente para construção de aplicativos em Flash, HTML e Ajax. O produto inclui o sistema de navegação Safari WebKit, a funcionalidade de banco de dados SQLite e APIs que suportam funções para desktop como conexão de rede e gerenciamento de arquivos por arrastar e soltar.

A Nasdaq Stock Market e o American Cancer Society estão entre as várias organizações que rodam versões beta do AIR para estreitar a distância entre a web e o desktop. Ambas afirmaram ter apelado para a tecnologia para que seus desenvolvedores não aprendessem novas linguagens.

"O AIR reúne as capacidade do Flex e do Flash e a expande para o desktop", afirmou David Wadhwani, diretor geral e vice-presidente da unidade de negócios da plataforma dentro da Adobe. "Com o lançamento do AIR, expandimos nossa base de desenvolvimento para milhões de profissionais de Ajax e HTML no mundo".

Wadhwani acrescentou que a FedEx desenvolveu uma aplicação AIR para rastrear pacotes em tempo real no desktop, enquanto o Deutsche Bank está usando a plataforma para fornecer alertas sobre transações financeiras.

Além disto, a companhia Business Objects vem trabalhando com a Adobe para desenvolver relatórios de dados transacionais que rodem no AIR e podem ser enviados por e-mail para usuários múltiplos que podem acessar os feeds em tempo real para criar análises dos dados, disse ele.

A Adobe também revelou o Flex Builder 3, plug-in comercial baseado no Eclipse para desenvolvimento de aplicativos.

O Flex Builder 3 integra ferramentas do Creative Suite 3 para tornar mais simples para desenvolvedores e designers o trabalho integrado, afirmou a Adobe.

O produto estará disponível em duas versões: a padrão, por 249 dólares, e a profissional, por 699 dólares.

Finalmente, a Adobe também oferecerá a ferramenta de código aberto BlazeDS que promete ajudar desenvolvedores e melhorar a transferência de dados nos aplicativos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail