Home > Notícias

Adobe planeja lançar Genesis em outubro para auxiliar usuários

Programa permitirá que o desktop reúna várias tarefas em um único espaço de trabalho, além de oferecer documentos e aplicativos web.

Infoworld/EUA

08/09/2008 às 10h06

Foto:

A Adobe Systems planeja lançar, em outubro, uma versão fechada de testes da sua tecnologia de mashups Genesis, que oferece um desktop que reúne várias tarefas em um único espaço de trabalho.
 
O projeto piloto irá oferecer o Genesis a uma lista fechada de consumidores e parceiros da Adobe, de 100 a 200 pessoas para testá-lo, de acordo com Matthias Zeller, gerente de produtos para desenvolvimento da Adobe, na conferência Office 2.0 em São Francisco, na sexta-feira (05/09).

Com o Genesis, a Adobe pretende deixar que usuários tenham que abrir múltiplas janelas para acessar vários aplicativos. O Genesis, que é só um “codinome”, oferecerá experiência de usuário unificada para cada projeto específico. Como uma alternativa aos portais, o Genesis oferece aos usuários corporativos: links para aplicativos, business intelligence, documentos e aplicativos de web. O conteúdo pode ser distribuído entre outros usuários. Mensagens instantâneas, VoIP e vídeos colaborativos também têm suporte. Os usuários podem fazer “mini-portais no desktop”, disse Zeller.

O Genesis é construído com a tecnologia Adobe Flex e organiza o desktop por meio do Adobe AIR (Adobe Integrated Runtime). Tem suporte para Windows, Macintosh e Linux e o Flex é compilado dentro do Adobe Flash.

Usuários podem, por exemplo, trazer juntos o aplicativo Salesforce.com com os materiais do PowerPoint e buscas do Google. “Hoje, você faz tudo isso separadamente” e precisa de muitas janelas, disse Zeller.

“A idéia do Genesis é trazer todas as janelas em um único espaço de trabalho, que é permanente em seu desktop”, disse ele. O desktop possui capacidades de “soltar e arrastar”. O Genesis tem características de produtos como Adobe Photoshop Express, para agregar seu conteúdo.

Além disso, o Genesis oferece catálogos de conteúdo, fornecido pelos próprios usuários corporativos ou por parceiros da Adobe. A companhia planeja trabalhar com outras empresas para desenvolver esses catálogos. A Adobe já está trabalhando com o Business Objects desenvolvido pelos painéis BI.

“Todo o conteúdo do Genesis fornecerá um ecossistema de parceiros e usuários finais para oferecer o conteúdo”, disse Zeller.

A Adobe não divulgou a data exata do lançamento do produto, mas afirmou que pretende entrar em contato com os usuários para que eles acessem o programa gratuitamente e assinem o Acrobat.com para colaborar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail