Home > Notícias

Adobe prepara lançamento do Flash Player 10.1 para celulares Android

Aplicativo também deve ser entregue a parceiros, incluindo a RIM, Palm, Symbian e Microsoft.

IDG News Service

22/06/2010 às 10h10

Foto:

A Adobe Systems planeja lançar, nesta terça-feira (22/6), a versão final do Flash Player 10.1 para smartphones. Os usuários de telefones com o Android 2.2 serão os primeiros a
receber o player. O problema é que esta edição, pelo menos até o momento, será utilizada
apenas em um modelo de telefone, o Nexus One. Espera-se que
outros modelos  com o sistema operacional do Google também possam,
em breve, utilizar a nova versão do Flash.

A versão final do aplicativo também deve ser lançada para parceiros, incluindo a Research In Motion, Palm, Symbian e a Microsoft, no entanto, ainda não foi definido quais os telefones poderão utilizá-lo.

O Flash Player 10.1 é projetado para oferecer uma experiência consistente ao usuário em laptops, desktops, tablets, telefones e televisores. 

"Hoje, nós não podemos encontrar um grande número de dispositivos para o programa, mas até o início do próximo ano, acredito que a situação se tornará mais interessante", disse o diretor de estratégia de tecnologia da Adobe, Anup Muraka.

No início de 2011 serão realizadas a Consumer Electronics Show (CES) e a Mobile World Congress, duas grandes feiras no qual muitos fabricantes de telefonia móvel anunciam novos produtos. 

"O software poderá ser oferecido aos usuários na nuvem ou em lojas de aplicativos, onde eles podem escolher como realizar o download. Também será possível que um fornecedor mostre um pop-up aos usuários que visitam um web site que requer o Flash Player 10.1, explicando a necessidade de baixar o player", declarou Muraka.

Também foram incorporados novos recursos que visam simplificar visualização de páginas na Web em pequenos dispositivos. " O Flash Player 10.1 para telefones móveis suportará multitouch, gestos, teclados e acelerômetros", afirmou o executivo.

A Adobe listou uma série de empresas que suportam a versão mais recente do Flash Player, incluindo Dell, Samsung, Google, RIM, HTC, Arm, Nvidia, Qualcomm, Texas Instruments e Intel. A nova versão inclui  os canais Turner, Viacom, HBO, MSNBC e Photobucket.

O player estará disponível para desktops a partir do dia 10 de junho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail