Home > Dicas

Agende tarefas e deixe o computador trabalhar por você

Pode-se programar o envio de um e-mail, rodar um programa ou exibir uma mensagem utilizando as ferramentas do próprio Windows.

Lincoln Spector, da PC WORLD/EUA

17/12/2009 às 12h20

relogios.jpg
Foto:

Muitos utilitários ajudam o usuário de PC a lembrar de executar tarefas no computador; outros são capazes até mesmo de executá-las automaticamente. O problema é que tais ferramentas costumam apresentar características muito específicas e isso inviabiliza o uso no dia a dia.

Felizmente, o sistema operacional da Microsoft possui sua própria ferramenta de agendamento de tarefas, que funciona muito bem nas versões Vista e Windows 7.

Para usá-lo, clique no menu Iniciar e digite a palavra tarefas na linha de comando. Na coluna do menu irá aparecer escrito Agendador de tarefas. Escolha essa opção para carregar a ferramenta.

Em seguida, na coluna da direita, escolha o item Criar tarefa básica e siga as instruções do assistente. É possível iniciar um programa, disparar um e-mail ou exibir uma mensagem.

Pode-se agendar uma tarefa para que ser executada uma única vez ou então programá-la para que o sistema operacional a realize a intervalos de tempo predefinidos - as opções disponíveis são diário, semanal, mensal e pode-se mesmo escolher os dias da semana que se deseja que ela seja realizada.

Repetindo-se esses passos é possível agendar a realização de diversas tarefas, em datas e períodos de tempos distintos.

agendador.jpg

blackfriday50889ciodgf.jpg

Já o agendador de tarefas do Windows XP não é muito conveniente por conta de suas limitações. Ele não pode, por exemplo, exibir uma mensagem ou enviar e-mail, mas apenas abrir/executar um programa. Claro que, mesmo assim, é possível usá-lo a seu favor, como executar o desfragmentador de disco ou até mesmo abrir o bloco de notas com um texto de aviso ou lembrete para alguma atividade. Siga esse link para ver dicas sobre o agendador de tarefas no windows XP.

Neste caso, selecione Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, e escolha Tarefas Agendadas. As etapas que vêm depois são muitos semelhantes ao agendamento no Vista/Windows 7.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail