Agente Smith | Novo malware já infectou 25 milhões de aparelhos

Ameaça substitui apps oficiais por versões maliciosas, sem que o usuário saiba

Foto: Warner Bros.
https://pcworld.com.br/agente-smith-novo-malware-ja-infectou-25-milhoes-de-aparelhos/
Clique para copiar

A Check Point Research, divisão de inteligência de ameaças da Check Point, descobriu uma nova variável de malware móvel que, silenciosamente, infectou cerca de 25 milhões de dispositivos no mundo todo. Desse total, 15 milhões são smartphones localizados apenas na Índia.

A ameaça foi batizada de Agente Smith - sim, o mesmo nome do vírus de computador visto na trilogia Matrix. Disfarçado como um aplicativo relacionado ao Google, o malware explora vulnerabilidades conhecidas do Android e substitui automaticamente os apps instalados por versões mal-intencionadas sem o conhecimento ou interação dos usuários.

O Smith foi originalmente baixado da loja de apps de terceiros 9Apps, e tem como alvo usuários que falam hindi, árabe, russo e indonésio. Até agora, as principais vítimas são baseadas na Índia, embora outros países asiáticos, como Paquistão e Bangladesh, também tenham sido afetados. Também houve um número notável de dispositivos infectados no Reino Unido, na Austrália e nos Estados Unidos.

Segundo Jonathan Shimonovich, chefe de pesquisa de detecção de ameaças móveis da Check Point, o malware ataca de maneira silenciosa os aplicativos instalados pelo usuário, tornando difícil para que os donos dos aparelhos combatam tais ameaças. "Os usuários só devem baixar serviços de lojas confiáveis para reduzir o risco de infecção, já que as lojas de terceiros geralmente não têm as medidas de segurança necessárias para bloquear apps carregados de adware", complementa o pesquisador.

Como eliminar o app malicioso

Para eliminar o Agente Smith, os especialistas da Check Point apontam as seguintes etapas:

No Android

  1. Vá para ou menu de configurações
  2. Clique no gerenciador de aplicativos
  3. Selecione o aplicativo suspeito e desinstale-o
  4. Se não for encontrado, remova todos os aplicativos instalados recentemente

No iOS

  1. Inicie o Safari
  2. Na lista de opções, verifique se a opção "bloquear pop-ups" está selecionada
  3. Em seguida, clique em "opções avançadas" e "dados da web"
  4. Remova os dados de qualquer página da Web que esteja na lista e não reconheça

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site