Home > Notícias

Agora é possível reviver o saudoso Windows 95 no seu navegador

No entanto, versão do sistema clássico criado por desenvolvedora traz vários bugs e vale apenas pela nostalgia.

PC World / EUA

01/02/2016 às 14h13

windows95_625.jpg
Foto:

Nós já vimos o clássico Windows 95 sendo rodado em smartwatches e até consoles. Pois bem, agora chegou a vez do sistema de 20 anos ser rodado diretamente no seu navegador.

A versão do Windows 95 baseada no navegador foi criada pela programadora Andrea Faulds, e foi descoberta recentemente pelo The Next Web. Essencialmente, ela usou o popular emulador DOSBox para carregar uma cópia do Windows 95, então compilou o código no Javascript usando um programa chamado Emscripten.

Como o sistema não está rodando de forma nativa, traz algumas várias limitações. Abrir alguns programas, como o Internet Explorer, fazem com que o emulador trave. Em nossos testes, na verdade, apenas abrir o Sound Recorder fez com que o programa travasse.

O sistema em si também leva bastante tempo para carregar. Por isso, esteja preparado para esperar uns bons 10 minutos antes do clássico som de inicialização do Windows 95 surgir. 

Como Faulds nota, essa versão web do Windows 95 também pode esbarrar em algumas questões legais, já que o software ainda é da Microsoft. A desenvolvedora, por fim, destaca que a página é para uso estritamente educacional e não tem nenhum fim comercial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail