Home > Notícias

Agora você consegue entrar em sua conta da Microsoft usando o seu rosto como senha

Recurso de segurança está disponível por meio do Windows Hello

Brad Chacos, PC World (EUA)

22/11/2018 às 12h00

Foto: Divulgação Microsoft

Muitas pessoas não se incomodam em usar gerenciadores de senhas, mas há ainda uma grande maioria de senhas que são tão fáceis de serem descobertas quanto chegar a conclusão de que 2 mais 2 é 4. Senhas fracas levam a uma segurança insatisfatória, isso é fato. E por isso algumas companhias estão tentando endereçar a nossa frágil capacidade de criar elas. Agora, a Microsoft está facilitando essa tarefa permitindo que o usuário faça login em seus serviços usando dois novos métodos que não exigem nome de usuário, tampouco uma senha.

A empresa anunciou nesta semana que já é possível entrar em sua conta da Microsoft usando a segurança biométrica do Windows Hello ou uma chave de segurança física. Segundo a página da Yubico, a autenticação sem senha funciona no Outlook, no Office, no Skype, no OneDrive, no Xbox Live, no Bing, na Microsoft Store e no próprio Windows. Isso é praticamente em todos os lugares em que uma conta da Microsoft on-line seria usada.

Mas matar senhas vem com alguns requisitos de compatibilidade bastante rígidos. A pessoa precisará executar a Atualização do Windows 10 de outubro de 2018, que foi liberada novamente para o público há algumas semanas e o navegador de borda da Microsoft. Também precisará garantir que a chave de segurança seja compatível com a especificação FIDO2 CTAP, que serve como o “molho secreto” por trás desses novos recursos.

“Como os dispositivos do Windows Hello e FIDO2 implementam isso? Com base nos recursos do seu dispositivo Windows 10, você terá um enclave seguro integrado, conhecido como um hardware Trusted Platform Module (TPM) ou um software TPM ”, disse Alex Simons, vice-presidente corporativo da Microsoft. “O TPM armazena a chave privada, que requer seu rosto, impressão digital ou PIN para desbloqueá-lo. Da mesma forma, um dispositivo FIDO2, como uma chave de segurança, é um pequeno dispositivo externo com seu próprio enclave seguro integrado que armazena a chave privada e exige a senha biométrica ou PIN para desbloqueá-la. Ambas as opções oferecem autenticação de dois fatores em uma única etapa, exigindo um dispositivo registrado e um biométrico ou PIN para fazer login com sucesso”.

O interessado pode começar a usar a autenticação sem senha da Microsoft configurando o Windows Hello em seu computador ou registrando sua chave de segurança física na seção Segurança> Mais segurança> Windows Hello e chaves de segurança da conta da Microsoft enquanto estiver usando o navegador Edge.

Por que isso é importante

A eliminação da necessidade de usar senhas elimina a tentação de ficar com preguiça e reutilizar senhas fracas - um grande benefício nesses dias de quebra de segurança. E se o usuário estiver usando uma opção de login sem senha para sua conta da Microsoft, também será mais provável que identifique tentativas de phishing. Ao clicar em um link e solicitar as informações de login, provavelmente não é legítimo.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail