Home > Notícias

Agregador de notícias Bloglines deixará de funcionar em breve

Agregador de notícias e leitor RSS perdeu espaço para as redes sociais e deixará de operar em 1/10.

IDG News Service

10/09/2010 às 17h25

Foto:

O Bloglines, site agregador de notícias e leitor de RSS, deixará de existir em algumas semanas, anunciou a Ask.com, empresa que o controla. Segundo o blog oficial da companhia, os usuários devem exportar seus dados para outros serviços até 1/10, último dia de vida do portal. O próprio comunicado dá instruções de como fazê-lo.

A Ask.com, que adquiriu o Bloglines em 2005, deu pouca atenção ao serviço nos últimos anos, atualizando-o esporadicamente, e deixando-o defasado, tanto em recursos quanto em popularidade, em relação aos seus concorrentes, como o Google Reader.

Ao mesmo tempo, redes sociais – principalmente o Twitter - foram substituindo os leitores RSS na preferência dos internautas, por serem opções mais ágeis e convenientes.

“Hoje, o RSS é simplesmente uma tecnologia que permitiu que outras surgissem – sua infraestrutura, seu sistema de envio. O RSS é o meio para um fim, não mais uma experiência por si só. Como resultado, o uso desses agregadores diminuiu muito nos últimos anos, e não foi apenas o Bloglines que sentiu o impacto da mudança”, diz o anúncio do fim do portal.

O porta-voz da Ask.com recusou-se a informar números do uso do Bloglines nos últimos anos. A falta de interesse da empresa no site é um sintoma da prioridade que ela dá ao segmento de perguntas e respostas do mercado de buscas – ela vê com otimismo a possibilidade de se tornar a líder do setor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail