Home > Dicas

Ajuste a barra de tarefas e os ícones para ganhar espaço no desktop

Mudar a barra de lugar e redimensionar o tamanho dela e dos ícones ajudam liberar mais espaço para os aplicativos na tela do PC

Rick Broida, da PC World/EUA

02/07/2009 às 17h02

Foto:

Monitores wide são ótimos para assistir filmes e pela possibilidade da organização de janelas lado a lado.

Ainda assim, muito espaço na área de trabalho acaba sendo desperdiçado caso o usuário  não faça pequenos ajustes na configuração do ambiente.

A parte boa disso tudo é que acertar os ponteiros e deixar o desktop do Windows em ordem é muito fácil e rápido de ser feito.

Mova a barra de tarefas
Por mais que você seja fã do padrão clássico do Windows (no que diz respeito à disposição da barra de tarefas), as janelas dos aplicativos (páginas da web, documentos do Word) ocupam um espaço vertical, que pode ser expandido se você realocar a barra de tarefas.

Se a barra for colocada na lateral esquerda da tela (ou direita, se preferir), todo o espaço vertical da janela passa pelo conteúdo do aplicativo que se está utilizando, sem contar que se estará fazendo melhor uso do espaço horizontal. Veja como fazer isso:

Windows Vista e Windows 7:
1 - Clique com o botão direito em um espaço vazio na barra de tarefas e desmarque a opção Bloquear a Barra de Tarefas.

2 - Então, clique normalmente com o botão esquerdo em uma área vazia da barra de tarefas e arraste-a para o lado desejado da tela. Quando a barra estiver encaixada, basta soltar o botão do mouse.

barra_tarefa.jpg

Caso seja usuário de qualquer desses sistemas operacionais e o feliz proprietário de um monitor wide, faça o teste durante alguns dias. Alguns usuários levam algum tempo para se acostumar com estes ajustes. Mas, se não gostar, para retomar a posição inicial, basta arrastar a barra novamente para onde ela estava ou tentar uma posição diferente (quem sabe do lado oposto).

Windows XP:
1 - O procedimento, no caso do XP é muito parecido. Clique com o botão direito do mouse em uma área livre da barra de tarefas e desabilite a opção Bloquear a barra de tarefas.

desb_barra_tarefa.jpg

2 - Para reposiciona a barra de ferramentas, clique e segure com o botão direito do mouse em uma área livre da barra e arraste-a para o local desejado, soltando o botão. Note que o ganho de espaço em um monitor que não tenha o formato widescreen é relativo.

xp_barra_lateral.jpg

3 - Para ajustar a largura da barra de tarefas, posicione o mouse na linha que a separa do restante da tela até que o ponteiro do mouse se transforme em uma flecha de duas pontas. Com o botão esquerdo do mouse pressionado, ajusta a barra para a largura desejada.

Mude o tamanho dos ícones
É antigo usuário do XP, migrou para o Vista e achou os ícones do novo sistema muito grandes? Ou então roda o Windows Vista em uma TV ou monitor de alta resolução e quer aumentar ainda mais os ícones? A mudança é simples de realizar.

Mas antes de realizar esta tarefa, saiba que se você tiver seus ícones organizados de uma forma específica, saiba que redimensioná-los pode alterar essa disposição.

icone_granden.jpg

1 - Clique com o botão direito em qualquer espaço vazio na área de trabalho - e não sobre o ícone de algum programa.

2 – No menu que irá aparecer, selecione Exibir e escolha uma das três opções de tamanho para os ícones. O padrão do Vista são os ícones médios. Se desejar que tenham o estilo do XP, escolha Ícones Clássicos. Para ícones maiores, selecione Ícones Grandes.

Salve o layout da sua área de trabalho
Alguns games e aplicativos mudam a resolução da sua tela quando vão ser executados. No final, ao retornar a resolução ao antigo padrão, muitas vezes acabam por desorganizar a área de trabalho. Felizmente alguns utilitários gratuitos ajudam a manter a ordem no PC.

É o caso do DesktopOK. Este freeware permite que você salve e restaure o layout de seus ícones. Basta organizá-los como desejar, salvar o layout no programa e restaurá-lo sempre que necessário.

desktop_ok.jpg

E você não precisa limitar-se a apenas um tipo de layout. É possível salvar quantos quiser, o que é uma boa opção se você quiser usar diferentes perfis. O utilitário funciona com Windows XP e Vista, mas não o testamos ainda com Windows 7.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail