Home > Notícias

Alcatel One Touch e MediaTek anunciam o 1º smarphone Android octa-core

Idol X+ tem um processador com oito núcleos rodando a 2 GHz, tela de 5" e resolução Full HD, câmera de 13 MP e 16 ou 32 GB de memória expansível.

Rafael Rigues

14/01/2014 às 15h14

Alcatel_IdolX+-435px.jpg
Foto:

A Alcatel One Touch e a MediaTek estão anunciando o lançamento do Idol X+, o primeiro smartphone Android equipado com um verdadeiro processador octa-core, ou seja, com oito núcleos.

Soluções octa-core de concorrentes como a Samsung (no Galaxy S4 3G, por exemplo) na verdade são equipadas com dois conjuntos de processadores quad-core que são alternados de acordo com a necessidade: um grupo tem baixo consumo de energia e é usado para as tarefas do dia-a-dia, enquanto o outro grupo, de alto-desempenho, é usado em situações que exigem mais poder de processamento, como jogos.

Já no processador MediaTek MT6592 todos os oito núcleos, baseados na arquitetura ARM Cortex-A7 e rodando a 2 GHz, podem ser usados simultâneamente se necessário. Segundo a MediaTek, o novo processador também é mais econômico, com uma redução no consumo de até 40% durante a navegação na web via Wi-Fi e 65% durante a reprodução de vídeo em Full HD, quando comparado a processadores quad-core.

O chip faz sua estréia no Alcatel One Touch Idol X+, um smartphone 3G equipado com uma tela LCD IPS de 5" e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), 2 GB de RAM, 16 ou 32 GB de memória interna, slot para cartões microSD e câmera de 13 MP. O sistema operacional é o Android 4.2.1. A bateria de 2500 mAh não pode ser removida.

O Alcatel One Touch Idol X+ deve ser lançado no exterior em Fevereiro, ainda sem um preço definido. Até o momento não temos informações sobre seu lançamento no Brasil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail