Home > Notícias

Além de mapas do Android, Motorola usará o Bing, da Microsoft

A inclusão do serviço de buscas Bing e mapas do Google nos celulares começará pela China, ainda no primeiro trimestre de 2010.

Owen Fletcher, do IDG News Service

11/03/2010 às 8h18

Foto:

A Motorola passará a incluir o buscador da Microsoft (Bing)  e os serviços de mapas para seus smartphones Android na China, como forma de levar mais serviços para os celulares. A decisão ocorre em meio a uma disputa entre o Google e o país asiático.

É a segunda vez desde que o Google disse que iria parar de censurar os resultados de sua pesquisa na China que a Motorola se transformou em uma rival de pesquisa para seus celulares Android por lá. A Motorola revelou ter um acordo de pesquisa com o Baidu.com, principal rival do Google na China. Isso, logo após o buscador anunciar seus planos para o país em janeiro.

A inclusão dos serviços de busca da Microsoft e de mapas em smartphones Android na China serão feitos pela Motorola até o final de março. A empresa afirmou ser um negócio global, embora não tenha dado detalhes sobre os planos de oferecer o Bing em outros países.

Os telefones terão um ícone do Bing pré-instalados no navegador. Segundo a Motorola, o negócio trará mais opções de escolha aos usuários. Os planos do Google para o seu motor de busca chinês desafiam as regulamentações governamentais, que exigem a censura de empresas de Internet, incluindo provedores de pesquisa. 

Um telefone Android da Motorola e outro da Samsung tiveram seus lançamentos adiados no país após o anuncio do Google. A gigante das buscas também teve que adiar a disponibilidade dos seus aplicativos em celulares Android de operadoras chinesas.

O CEO do Google, Eric Schmidt, afirmou em uma conferência em Abu Dhabi na quarta-feira (10/3) que sua empresa está em "negociações ativas" com o governo chinês e espera uma resolução em breve.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail