Home > Notícias

Algoritmo usa imagens do Flickr para descobrir onde foto foi tirada

Pesquisadores dizem que sistema analisa a imagem e a compara com fotos do serviços web para determinar o local retratado.

Redação do IDG Now!

23/06/2008 às 12h09

Foto:

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram um algoritmo que analisa fotografias e determina em qual parte do mundo ela foi tirada, usando como base as imagens georreferenciadas do Flickr.

O algoritmo IM2GPS analisa a composição da foto - como as cores e texturas são distribuídas pela imagem. Além disso, o método grava o número e posição de linhas nas fotos.

Após este processo, o IM2GPS busca por fotos parecidas com a imagem analisada no Flickr. Em testes, a equipe localizou, dentro de 200 km, 16% das 200 fotos analisadas - 30 vezes mais do que as probabilidades.

Quando o algoritmo falhou ao identificar precisamente um local, ofereceu as possibilidades - praia ou deserto, por exemplo.

Os pesquisadores culpam as descrições incorretas das tags geográficas inclusas nas imagens como responsáveis por alguns erros. Ao usar fotos com as palavras-chave geográficas e as coordenadas GPS (global positioning system) certas, a equipe localizou mais de seis milhões de fotos corretamente.

O algoritmo não consegue, contudo, localizar objetos tão bem quanto o faz com áreas geográficas. Entre outras confusões, o sistema achou que a Sydney Opera House era um hotel no Mississipi e que a Torre Eiffel era a Estátua da Liberdade, de Nova York.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail