Algoritmo criado por brasileiros é premiado em desafio internacional de IA

Equipe FIDI-Iara-Ness conquistou a melhor colocação entre os times brasileiros

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/algoritmo-criado-por-brasileiros-e-premiado-em-desafio-internacional-de-ia/
Clique para copiar

O projeto de detecção de hemorragia intracraniana em tomografias de crânio, desenvolvido pelo time Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), Iara Health e NESS Health, foi medalha de prata no RSNA Intracranial Hemorrhage Detection and Classification Challenge, da Sociedade Norte-Americana de Radiologia (RSNA, em inglês), a maior de radiologia do mundo. Este ano, o desafio lançado foi a criação de um algoritmo para detectar hemorragia intracraniana aguda e seus subtipos.

A equipe, formada pelos médicos radiologistas Igor Santos e Osvaldo Landi Junior, engenheiro Álesson Scapinello Selhorst, e cientistas de dados Daniel Souza e Bernardo Henz, conquistou a melhor colocação entre os times brasileiros da competição, que contou com 1.345 equipes participantes de todo o mundo. Para o desafio, a equipe FIDI-Iara-Ness trabalhou por dois meses para desenvolver um algoritmo de inteligência artificial para análise de imagens de tomografia computadorizada de crânio para detecção de sangramento intracraniano.

“Os desafios de machine learning, hoje, são umas das principais formas de avanço do conhecimento para resolução de problemas de visão computacional. O desafio anual da RSNA fomenta a utilização desse novo tipo de tecnologia, garantindo, ainda, dados de altíssima qualidade para sua realização”, disse Igor Santos, médico radiologista e chefe de inovação da FIDI.

A competição foi aberta a indivíduos, empresas e grupos interessados em desenvolver uma ferramenta capaz de diagnosticar rapidamente a hemorragia intracraniana aguda. Para isso, um banco de imagens e dados foi providenciado pela RSNA, em colaboração com os membros da Sociedade Americana de Neurorradiologia (ASNR, em inglês) e a plataforma MD.ai.

Relacionadas

Inteligência artificial lê a mente das pessoas e recria vídeos

Acredite, é menos assustador do que parece

Conheça alguns projetos de ciência da computação beneficiados pelo Google LARA

Iniciativas de cinco países da América Latina foram premiadas na última semana em um evento no centro de engenharia do Google, em Belo Horizonte

Ferramenta da Adobe desmascara fotos manipuladas digitalmente

O "About Face" ainda está em fase de testes

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site