Home > Notícias

Algoritmo de buscas usado pelo Twingly exclui blogs ‘spam’

Serviço de busca de blogs oferecido pela startup sueca exclui dos resultados sites criados apenas para ofercer produtos.

IDG News Service/Suécia

12/06/2008 às 14h28

Foto:

A partir desta quinta-feira (12/06), a startup sueca Twingly oferece publicamente seu sistema de busca de blogs, que exclui dos resultados os blogs 'spam', criados apenas para divulgar produtos.

O Twingly.com está online há dois meses como um beta fechado. Atualmente, há duas opções de busca - regular ou sem spam. O mecanismo ainda está sendo testado.

“A forma tradicionar de construir um index sem spam é removendo blogs que são spams conforme eles forem descobertos. Mas estamos começando de um rascunho, adicionando ao index somente blogs que não são spams”, afirmou o Chief Executive Officer do Twingly, Martin Källström.

Veja também:
> Conheça 25 blogs de tecnologia
> Blogar pode virar profissão de risco
> Veja 9 ferramentas para sofisticar seu blog

Por enquanto, o index de busca para blog que não tenham spam tem cerca de 500 mil blogs, em comparação aos 30 milhões de sites presentes no index de busca geral.

Antes de terminar a fase beta do buscador, Källström quer aumentar o index de resultados sem spam alcance alguns milhões de blogs. “Neste ponto, planejamos remover a busca tradicional”, disse.

Para excluir os spams, o Twingly usa seu próprio algoritmo, observando, entre outras coisas, os links oferecidos pelo blog - que se torna suspeito caso direcione o usuário para outro blog caracterizado como spam.

Ainda na área de buscadores, a Wikia Search anunciou, este mês, um mecanismo de busca que permite participação dos usuários para organizar os resultados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail