Home > Notícias

Algoritmo VisualRank alia busca por imagens a ranking de importância

Método cria um ranking de valor similar ao usado nas buscas de texto atuais e o combina com reconhecimento de imagens.

Redação do IDG Now!

28/04/2008 às 12h00

Foto:

Dois pesquisadores, um deles ligado ao Google, apresentaram um estudo durante a World Wide Web Conference, que acontece em Xangai, analisando tecnologias que possam ser usadas no sistema de busca de imagens para criar um ranking de valor similar ao usado atualmente para buscas baseadas em texto.

Yushi Jing e Shumeet Baluja, que trabalha como cientista sênior de pesquisa no Google, levantaram hipóteses com o estudo sobre a integração de um algoritmo que dê valor às imagens para que buscas devolvam resultados mais pertinentes com o desejo do usuário.

Atualmente, os três principais buscadores do mercado (Yahoo, Google e Live Search) usam o texto que circunda as imagens para indicar um suposta valor na lista de arquivos trazidos após a busca.

Responsável pela dominação que o Google tem do setor, onde acumula participação de 59,8% segundo a comScore, o algoritmo PageRank cria um ranking de importância dos resultados trazidos aos usuários baseados, principalmente, na quantidade de links recebidos de outros sites que também têm um bom índice na medição.

Chamado de VisualRank, o suposto algoritmo aliaria softwares de reconhecimento de imagens com o mesmo sistema de ranking proposta pelo PageRank para textos.

Os softwares se concentrariam em relacionar imagens para separar a variação do original e identificar posições das fotos para oferecer ao usuário imagens que ainda não viu, favorecendo o ineditismo em nome da qualidade.

O sistema, ainda apenas teórico, enfrentaria problemas sérios no setor, como o sucesso do ranking baseado em texto (o que impede investimentos em outras tecnologias de busca), a incapacidade de algoritmo de distinguir objetos dentro de um arquivo e o escalonamento de processamento necessário para lidar com um número crescente de imagens com alta qualidade online, afirmam os pesquisadores.

O PDF com o estudo completo, publicado pelo blog Tech Crunch, pode ser acesso dentro do serviço DocStoc.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail