Home > Notícias

Aliança entre Google e Yahoo gera protesto de associação de jornais

World Association of Newspapers pede que se impeça 'aliança anticompetitiva'. Associação norte-americana não se manifesta.

Redação do IDG Now!

16/09/2008 às 9h53

Foto:

A Associação Mundial de Jornais (World Association of Newspapers) publicou um comunicado em seu site, na segunda-feira (15/09) classificando a parceria de publicidade online entre Google e Yahoo como uma aliança anticompetitiva e pedindo que os órgãos reguladores impeçam a negociação. A WAN representa 76 associações nacionais de jornais e mais de 18 mil publicações em cinco continentes.

De acordo com uma reportagem do jornal The New York Times, entretanto, a Associação Norte-Americana de Jornais (NAA, na sigla em  inglês) se posicionou como neutra em relação ao acordo entre as empresas de internet.

“Embora a NAA seja membro da World Association of Newspapers (WAN), gostaria de esclarecer que o Conselho da NAA não se posiciona sobre a proposta de aliança em publicidade entre Google e Yahoo" declarou John F. Sturm, em um comunicado no site da entidade que representa mais de 2 mil jornais nos Estados Unidos e no Canadá.

De acordo com o NyTimes, a neutralidade da NAA é relevante porque a parceria, que envolve a terceirização da base de links patrocinados do Yahoo para o Google, se aplica somente ao mercado norte-americano e gera impacto justamente nas publicações associadas à entidade.

Entretanto, não há garantias de que o acordo Google-Yahoo permaneça limitado ao mercado norte-americano. Ainda na segunda-feira, órgãos antritruste da Europa disseram ter iniciado uma "investigação preliminar" sobre a parceria.

A notícia é mais um ponto desfavorável à aliança que já está sob avaliação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). O DOJ chegou a contratar um advogado externo, especialista em processos antitruste, para examinar o caso, e, talvez, se opor à negociação. Por conta dos questionamentos da justiça norte-americana, Google Yahoo adiaram a concretização da parceria para outubro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail