Home > Notícias

Alta demanda por banda larga pode levar a colapso na internet

Estudo realizado pela IDC constata que profissionais da área estão divididos sobre risco de colapso na rede.

Redação do COMPUTERWORLD

01/07/2008 às 16h38

Foto:

Profissionais da área de telecomunicações estão divididos sobre o possível risco de um colapso na Internet causado pela alta demanda por largura de banda, de acordo com pesquisa encomendada pela Tellabs e realizada pela IDC.

O estudo mostrou que metade dos entrevistados acredita que a demanda por banda larga vai levar ao colapso da Internet, enquanto a outra metade pensa diferente. Dos 51% que prevêem problemas para o futuro, um em cada quatro acredita que eles poderão ocorrer em dois anos.

O setor também se preocupa com o lado ecológico dos gastos com energia. Cerca de 70% dos entrevistados acreditam que a eficiência energética é mais importante do que os custos relacionados aos circuitos quando uma rede é construída.

A pesquisa foi realizada com 372 profissionais do setor, coletando as opiniões dos entrevistados sobre o uso da Internet, os desafios enfrentados pelas provedoras de serviços e como isso deve afetar as redes do futuro.

Em um comunicado divulgado à imprensa, o vice-presidente e gerente geral da área de infra-estrutura de redes, produtos e serviços de segurança da IDC, Lee Doyle, disse que os resultados da pesquisa demonstram que a largura de banda não é infinita e que, a não ser que sejam feitos investimentos em infra-estrutura, a demanda por serviços pode superar a capacidade existente.

A pesquisa revelou que os profissionais da área de telecomunicações:

- Estão preocupados - 51% acreditam que a crescente demanda por banda larga causará um “colapso” na Internet;

- Defendem a eficiência energética - 69% disseram que em ambientes de rede, o consumo de energia é mais importante do que os gastos com circuitos;

- Acreditam que as provedoras de serviços farão sua parte - dos 80% que identificaram uma maneira de atacar o congestionamento da Internet, 31% acham que as provedoras lidam com picos de tráfego priorizando a inspeção dos packets, enquanto 24% acreditam que os picos podem ser administrados cobrando-se mais pelo excesso de  banda larga;

- Acham que vídeos são como um motorista egoísta - 43% acreditam que até 30% de todo o tráfego da Internet consiste em vídeos e 40% estimam que esse número vá aumentar para 75% em cinco anos;

- Acreditam que a Europa lidera a demanda por banda larga móvel - 80% estimam que nos próximos dois anos a demanda por banda larga móvel será maior na Europa do que na América do Norte;

- Prevêem crescimento do uso de TV móvel - 50% disseram que atualmente a maior parte da demanda por banda larga em redes móveis vem de usuários de vídeos e 81% acreditam que isso não vai mudar nos próximos cinco anos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail