Home > Notícias

Alunos já formados são maioria nos cursos de ensino a distância

Pesquisa do Sebrae com mais de 50 mil alunos traça perfil dos estudantes de cursos a distância; predominam mulheres e jovens.

Redação do IDG Now!

20/05/2009 às 8h27

Foto:

Pessoas com nível superior completo são a maioria entre os alunos do curso a distância Iniciando um Pequeno Grande Negócio (IPGN), realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA).

As duas entidades realizaram uma pesquisa com os 52.626 alunos do IPGN, que é um dos maiores do País em educação a distância, para tentar traçar um perfil dos estudantes de cursos não-presenciais.

Foi observado que 52,2% dos participantes do curso são mulheres e 47,8% homens. A faixa etária mais expressiva é entre 21 a 30 anos (50%), outros 24,5% estão na faixa de 31 a 40 anos, 11,5% dos participantes têm menos de 21 anos, 10,7% são adultos entre 41 a 50 anos e apenas 3,3% estão acima de 51 anos.

Alunos formados em curso superior somam 54,2%. Outros 33,8% têm o ensino médio, 10% contam com pós-graduação e apenas 1,9% possui ensino fundamental. Cerca de 15,1% dos alunos do IPGN já realizaram pelos menos um curso a distância anteriormente, o que demonstra expansão dessa modalidade de ensino no Brasil.

Rita Guarezi, diretora do IEA e uma das responsáveis pelo estudo, afirma que, antes de iniciar um curso a distância, é preciso saber se o aluno tem o perfil para fazê-lo, pois não são todas as pessoas que estão aptas para iniciar um curso nesse formato. Mapear o perfil desse estudante é uma forma de identificar de que forma a internet pode auxiliar no desenvolvimento educacional dos alunos, declarou Guarezi.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail