Home > Notícias

Amazon anuncia tablet por menos da metade do preço do iPad

“Kindle Fire” traz sistema Android, tela colorida de 7” e acessa vídeos, músicas, apps e eBooks distribuídos pelos serviços da empresa; custa US$ 199

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

28/09/2011 às 11h02

Foto:

A Amazon confirmou rumores e anunciou nesta quarta-feira o Kindle Fire, seu primeiro tablet baseado no sistema operacional Android. O equipamento tem sido apontado como o "o primeiro rival de verdade para o iPad".

Tecnicamente ele é um membro da família Kindle, como os já disponíveis “Kindle 3” e Kindle DX. Mas, equipado com uma tela LCD de 7”, o aparelho é claramente voltado a outras formas de entretenimento como vídeos, música e jogos, tarefas para as quais os modelos anteriores não foram projetados.

Não há uma câmera ou microfone, já que o foco é o consumo, e não a criação de conteúdo. E na contramão dos outros Kindle, equipados com modems 3G acessando uma rede própria da Amazon, o Kindle Fire só se conecta à internet via Wi-Fi.

kindle_fire-360px.jpg

Kindle Fire: tela de 7" e sistema Android

O Kindle Fire roda um sistema operacional baseado no Android, mas com uma interface customizada e livre de referências a serviços ou produtos da Google: o Google Music, Google Books e o aluguel de filmes e séries via YouTube, por exemplo, foram substituídos por equivalentes como a Amazon MP3, Amazon Kindle Store e Amazon Instant Video. Este último contará em breve com um reforço no catálogo, que receberá títulos da FOX como as séries Arquivo X e Buffy, entre outras.

Quer instalar apps? Há milhares disponíveis: basta dar um pulinho na Amazon Appstore, que tem aplicativos que vão de livros de receitas interativos (como “Jamie’s 20 minute meals”, com receitas do chef Jaime Oliver) a jogos de sucesso como Plants vs. Zombies e Angry Birds Rio. Todos podem ser instalados (ou comprados) com um clique, com total integração à mesma conta da Amazon que você usa para comprar livros, DVDs ou gadgets.

Segundo a Bloomberg, que relatou o lançamento antes do início do evento programado para esta quarta-feira em Nova Iorque, o Kindle Fire estará disponível por US$ 199, menos da metade do preço do iPad (a versão de 16 GB sai por 500 dólares). Ainda não há informações sobre sua venda fora dos EUA.

Em teoria o concorrente direto do Kindle Fire é o Nook Color, da livraria rival Barnes & Noble, também um misto de tablet e e-Reader que já está no mercado há quase um ano e é vendido por US$ 250.

Mas o foco em entretenimento deixa claro que o verdadeiro alvo é o iPad da Apple, atualmente o rei da categoria. Concorrentes anteriores, como os vários tablets com Android “Honeycomb” no mercado, falharam na tentativa de conquistar o público principalmente pelo alto preço e dificuldade na integração com provedores de conteúdo como serviços de streaming de vídeo e lojas de aplicativos e músicas, coisas que a Apple faz bem e parecem ser justamente os pontos fortes do Kindle Fire. Esta será uma briga boa de assistir.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail