Home > Notícias

Amazon vai entrar no mercado de streaming de vídeos, diz executivo

Fundador e CEO do gigante de vendas pela web confirma serviço online para streaming de vídeo “nas próximas semanas”.

Redação do IDG Now!

28/05/2008 às 18h37

Foto:

O gigante de e-commerce Amazon entrará no setor de streaming de vídeos nas próximas semanas, revelou seu fundador e CEO, Jeff Bezos, durante o D: All Thing Digital, evento organizado pelo jornal The Wall Street Journal.

Ao comentar a mudança de estratégia que o Amazon está tomando nos últimos meses, com a entrada no setor de venda de conteúdo multimídia, Bezos admitiu que o serviço lançará "nas próximas semanas", um serviço que oferecerá video on-demand online.

O executivo não informou quais estúdios já fecharam parceria com o Amazon e não revelou qual modelo de negócio (aluguel e/ou compra) será aplicado para o novo serviço.

Em setembro, a Amazon anunciou que venderia, por meio do Amazon MP3, canções digitais sem tecnologia de restrição de cópias (DRM), se apresentando como rival direto da iTunes Music Store, da Apple.

"É um setor ainda mais díficil em determinadas maneiras por que tem muitos participantes. Música e vídeo tem aquele glamour, o que é uma pena", analisou Bezos, antes de confirmar o serviço de filmes online.

Na conversa com o colunista do jornal Walt Mossberg, Bezos concentrou-se no Kindle, leitor eletrônico de livros apresentado em novembro de 2007 e que enfrentou sérios problemas de estoque até maio, quando, por meio de uma carta aberta na capa do Amazon, o próprio fundador se desculpou pelos problemas.
++++
Segundo ele, o Kindle "pode ser um componente financeiro muito importante dentro da companhia", que vê quase toda sua receita vir da venda dos milhares de produtos disponíveis em seu portfólio online.

O fundador também negou que, caso o incipiente setor de livros eletrônicos demore a gerar receita, o Kindle possa ser adaptado como um gadget para navegar na internet.

"A tinta eletrônica (usada pelo Kindle) é ótima para ler livros, mas péssima para navegar na web. Ela lê muito devagar. Não é a tecnologia certa para um navegador".

Os principais trechos da conversa com Bezos podem ser acompanhados no site da D: All Things Digital.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail