Home > Notícias

AMD anuncia chips Shanghai de ‘baixíssimo consumo’ para servidores

Chips quad-core Opteron EE para servidores prometem a mesma performance com uma queda significativa no consumo de energia.

Redação do IDG Now!

01/04/2009 às 11h43

Foto:

A Advanced Micro Devices (AMD) anunciou que vai lançar, nos próximos três meses, microprocessadores de 'baixíssimo consumo' de energia para servidores, na linha Shangai. O anúncio feito na terça-feira (31/03) intensifica a rivalidade com a Intel neste segmento.

Os novos chips quad-core Opteron EE para servidores prometem oferecer a mesma performance com uma queda significativa no consumo de energia, explicou um porta-voz da AMD. Os chips atuais consomem um mínimo de 50 watts de potência.

A linha Opteron EE para servidores será fabricada no processo de 45 nanômetros. A AMD também está trabalhando em melhorias na linha de processadores de seis núcleos, apelidada de Istanbul.

Além de aumentar os núcleos, a AMD está adicionando tecnologias de gerenciamento de energia e fazendo melhorias para elevar o desempenho dos chips, disse Margaret Lewis, diretora de marketing de produtos da AMD na área de servidores e workstation. Segudo ela, os novos chips Istanbul devem chegar ao mercado no segundo semestre. Máquinas Dell e Hewlett-Packard contarão com os chips no lançamento.

O anúncio da AMD ocorreu um dia após a Intel ter anunciado novos chips quad-core da linha Xeon, para servidores, que já estão disponíveis no Brasil. O anúncio foi classificado pela Intel como o mais relevante para o setor deste o lançamento da linha Pentium Pro, em 1995. "Estamos contentes em ver nosso concorrente começar a usar a tecnologia [de controle integrado de memória] que lançamos em 2003" comparou Lewis.

Em 2010, a AMD vai dobrar o número de núcleos de seus processadores para 12 em um chip apelidado Magny Cours - capaz de suportar o tipo de memória DDR3 mais rápido do mercado. A Intel também tem adicionado núcleos a seus microprocessadores constantemente e  pretende lançar modelos com seis e oito núcleos entre o final deste ano e o início de 2010.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail