Home > Notícias

AMD anuncia chipsets com suporte a USB 3.0

Padrão é dez vezes mais rápido que o USB 2.0, presente na maioria dos dispositivos. Computadores com a tecnologia chegam às lojas neste trimestre.

IDG News Service

13/04/2011 às 17h25

Foto:

Os próximos chipsets a serem lançados pela Advanced Micro Devices (AMD) serão compatíveis com o padrão USB 3.0. A esperança é que a iniciativa faça com que mais computadores com a tecnologia cheguem ao mercado.

A integração do padrão aos A75 e A70M da AMD foi considerado pelo Fórum de Integradores USB como um passo extremamente importante para a sua popularização, já que, dessa maneira, a tarefa dos fabricantes de desktops e notebooks será facilitada.

Os novos componentes já estão sendo distribuídos às maiores parceiras, afirmou o porta-voz da AMD, Phil Hugues. Detalhes quanto ao desempenho dos mesmos por ora não serão revelados, completou.

O USB 3.0 poderá ser encontrado em notebooks com processador Fusion, que integram CPU e GPU em um único chip. Eles deverão chegar às lojas ainda este trimestre. O Fusion C, no entanto – utilizado em netbooks – não será compatível com a tecnologia.

O principal diferencial do novo padrão em relação ao antigo – o USB 2.0 – é o desempenho. O USB 3.0 é 10 vezes mais rápido, ou seja, transmite dados a uma velocidade de 5 Gbps (gigabits por segundo).

No começo do ano passado, a HP começou a vender computadores compatíveis com USB 3.0. No entanto, para que funcionasse, um dispositivo separado tinha de ser comprado. Por enquanto, a tecnologia continua restrita a notebooks top de linha e, por isso, é pouca notada entre os inúmeros dispositivos que só suportam o padrão anterior.

De acordo com comunicado divulgado por Jeff Ravencraft, presidente do Fórum, a integração do USB 3.0 com os chipsets é um “grande incentivo” para que as fabricantes comecem a lançar mais produtos que o suportem.

A Intel, rival da AMD, ainda não possui chipsets que integrem o novo padrão. Ela ainda não se pronunciou sobre o lançamento de sua concorrente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail