Home > Notícias

AMD anuncia processador de três núcleos

Athlon II X3 tem desempenho melhor que chips dual-core e preço inferior ao de quatro núcleos

IDG News Service

20/10/2009 às 8h56

Foto:

A AMD anunciou nesta terça-feira (20/10) uma nova linha de microprocessadores para desktop: a Athlon II X3, seu primeiro chip com três núcleos. O processador triple-core é um produto intermediário entre o dual-core Athlon II X2 e o chip de quatro núcleos (quad-core) Athlon II X4. Ele roda entre 2,2 GHz e 2,9 GHz e alcança até 95 watts de potência.

O X3 é desenvolvido para desktops, incluindo os modelos ‘all-in-one’ e pequenos PCs, afirma a AMD e deve otimizar a reprodução de gráficos 3D. Chips de três núcleos adicionam maior capacidade aos PCs de rodar programas adicionais, disse Nathan Brookwood, analista principal da empresa de pesquisa de mercado Insight 64.

Usuários podem rodar softwares como um antivírus no terceiro núcleo enquanto os dois primeiros estão rodando outras funções de sistema. Brookwood afirma que os fabricantes valorizam processadores triple-core porque eles têm um desempenho melhor que os de dois núcleos e custam menos que os de quatro.

A Intel, maior rival da AMD no mercado, oferece apenas chips dual e quad-core. Os novos processadores da AMD são feitos usando tecnologia de 45 nanômetros. Tais chips são menores e têm desempenho melhor que os antigos, de 65 nanômetros.

A companhia está tentando investir no novo processo de fabricação como um esforço para reduzir seus custos e oferecer maior eficiência energética, disseram os executivos da companhia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail