Home > Notícias

AMD anuncia três famílias de processadores

Chips para desktops e servidores são baseados na arquitetura Bulldozer, e podem ter de 4 a 16 núcleos.

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

25/11/2011 às 11h11

Foto:

A AMD anunciou nesta sexta-feira três novas famílias de processadores. A família AMD FX, para gamers, se destaca por ser o primeiro processador "desktop" com oito núcleos. Já as famílias Interlagos e Valência, para servidores, trazem melhor desempenho e mais escalabilidade na virtualização.

Para Gamers

O lançamento para gamers é a família de processadores AMD FX, baseada na nova arquitetura "Bulldozer". São quatro modelos, do FX-4100 com quatro núcleos operando a 3.6 GHz (US$ 115 no varejo nos EUA) ao FX-8150 com oito núcleos operando a 3.6 GHz (US$ 245 nos EUA).

Quando instalados em uma placa-mãe com chipset AMD Series 9 e GPU AMD Radeon da série 6000 eles formam a plataforma "AMD Scorpius", otimizada para games e com suporte a tecnologias como Crossfire X (combinação de várias GPUs, para aumentar o desempenho) e Eyefinity (combinação de vários monitores, exibindo uma única imagem).

Segundo a AMD, os novos processadores AMD FX já estão disponíveis no varejo global.

Para servidores

No mercado de servidores o destaque são duas famílias de processadores Opteron, a 6200 e a 4200 (codinomes Interlagos e Valência, respectivamente). Os chips estão disponíveis em versões com 4 a 16 núcleos com até quatro canais de memória a 1600 Mhz, com suporte a 12 DIMMS (pentes) por chip, para um total de 384 GB de RAM por chip.

Segundo a AMD, os novos chips tem desempenho 84% superior aos modelos atuais, melhor eficiência energética e melhor desempenho em virtualização, com menor custo por máquina virtual, o que os torna atraentes para uso em infraestrutura de Cloud Computing.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail