Home > Notícias

AMD e DICE anunciam nova API gráfica para o desenvolvimento de jogos

Mantle concorre com DirectX e OpenGL, e oferece aos desenvolvedores melhor acesso aos recursos do hardware e maior desempenho.

Rafael Rigues*

26/09/2013 às 0h35

Foto:

A AMD e a DICE, responsável pelo "motor" Frostbite no qual muitos jogos, entre eles a aclamada série Battlefield, são baseados, anunciaram nesta quarta-feira o desenvolvimento de uma nova API gráfica de baixo nível chamada Mantle.

Segundo Johan Andersson, diretor técnico do desenvolvimento da Frostbite na DICE, Mantle é o fruto de conversas entre a DICE e a AMD sobre meios de tornar mais fácil, para os desenvolvedores, tirar proveito de todo o potencial do hardware dos PCs modernos.

Mantle eliminaria algumas limitações de APIs atuais como DirectX e OpenGL, oferecendo melhor acesso ao hardware e eliminando a "sobrecarga" em algumas operações gráficas, ao mesmo tempo em que permite o melhor uso de recursos como os múltiplos núcleos em processadores modernos.

De certa forma, Mantle torna o desenvolvimento de jogos para o PC mais parecido com desenvolvimento para consoles, onde os jogos são otimizados para um hardware específico (no caso do PC, as novas GPUs AMD Radeon das séries R7 e R9) e rodam muito mais próximos do hardware, com pouca interferência do sistema operacional, o que permite extrair da máquina melhor desempenho.

Andersson afirma que Mantle eventualmente será multiplataforma, algo "muito importante" para a DICE, mas que inicialmente será suportado apenas no Windows.

mantle_frostbite-435px.jpg
O engine Frostbite, de Battlefield 3, será o primeiro a usar a API Mantle

O primeiro jogo com suporte a Mantle será Battlefield 4: o jogo será lançado em 29 de Outubro rodando em DirectX 11.1 e otimizado para as GPUs da AMD, mas em dezembro receberá um update gratuito com o suporte a Mantle, que promete melhorar o desempenho em máquinas equipadas com GPUs compatíveis.

gamesshutter_625.jpg

* O jornalista viajou a Honolulu a convite da AMD

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail