Home > Notícias

AMD lança dois chips Opteron de quatro núcleos e baixo consumo

Para fabricante, processadores de baixo consumo energético serão essenciais nos servidores usados em cloud computing.

Redação do Computerworld / EUA

26/01/2009 às 10h24

Foto:

A AMD deve acrescentar um novo chip de baixo consumo de energia à sua linha Opteron, de processadores para servidores, no segundo trimestre deste ano. Segundo a companhia, deve haver uma forte demanda por equipamentos com baixo consumo de energia, principalmente em grandes data centers, que oferecerão serviços de cloud computing.

Além disso, a empresa lançou nesta segunda-feira (26/01) dois novos processadores da linha Opteron: um com 2,8 GHz de velocidade, quatro núcleos e consumo de 105 watts, e outro com 2,3 GHz de velocidade, quatro núcleos e consumo de 55 watts. A linha Opteron estreou em novembro de 2008, quando a empresa lançou seu primeiro chip a usar o processo de fabricação de 45 nanômetros.

No total, a AMD apresentou sete chips para servidores, com diferentes velocidades e preços variando entre 316 e 2.650 dólares. Os processadores serão usados em servidores produzidos pela HP, que já estão à venda. A Dell, IBM e a Sun devem produzir equipamentos com os novos chips da AMD ainda neste trimestre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail