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AMD lança placas Radeon RX baseadas em Navi a partir de US$ 450

A Radeon RX 5700 XT e a Radeon RX 5700 competirão diretamente com as GeForce RTX 2060 e RTX 2070 da NVIDIA

Gordon Mah Ung, da PCWorld (EUA)

12/06/2019 às 14h35

Foto: AMD

A AMD revelou na última segunda-feira (10) as tão esperadas GPUs Navi, que prometem ser as melhores GPUs de 1440p da sua classe - e as mais acessíveis também. Espera-se que ambas as GPUs sejam colocadas à venda, juntamente com os novos chips Ryzen 3000 da AMD, no dia 7 de julho.

A Radeon RX 5700 XT contará com 40 unidades de computação com 2.560 processadores de fluxo e 8 GB de memória GDDR6 usando um barramento de memória de 256 bits. Isso dá a largura de banda de memória 5700 XT de 448GBps. A AMD afirmou que a 5700 XT possui 9.75 TFLOPS de desempenho computacional, com uma potência nominal de 225 TDP e é alimentada por uma GPU de 6 pinos e uma ficha GPU de 8 pinos. Mais importante, a Radeon RX 5700 XT será vendida por um preço mais acessível de US$ 449.

A segunda GPU da AMD baseada na Navi é a Radeon RX 5700. Ela possui 36 unidades de computação, 2.304 processadores de fluxo e terá 8 GB de memória GDDR6 em um barramento de 256 bits para 448Gps. Seu desempenho computacional é avaliado em 7.95 TFLOPs. A Radeon RX 5700 custará US$ 379.

Se você está se perguntando qual é a velocidade de clock, é melhor se sentar primeiro. A Radeon RX 5700 XT possui um clock de 1.905 MHz, um novo “clock de jogo” de 1.755 MHz e um clock base de 1.605 MHz. Já a Radeon RX RX 5700 vem com um clock de impulso de 1.725 MHz, “clock de jogo” de 1.625 MHz e um clock base de 1.475 MHz.

Qual é o sinal de relógio do jogo?

A especificação óbvia é o "sinal de relógio do jogo". Para isso, a AMD disse que está mirando o "relógio do jogo" baseado em uma lista de jogos populares para manter a velocidade do clock. O boost seria atingido oportunisticamente com base na carga na qual a GPU está sendo executada. Quando perguntamos se isso era apenas uma maneira cínica de dizer "aceleração térmica", a AMD respondeu que é mais uma questão de segmentar velocidades de clock que beneficiam os jogos. No desempenho prático, a maioria dos jogos fica no relógio do jogo e só ocasionalmente acerta no relógio do impulso. Não é provável que a velocidade de relógio base seja acionada, a menos que você esteja realizando um teste de estresse extremo.

No final, a única coisa que importa é o desempenho nos jogos. A AMD alega que ambas as placas podem resistir às suas contrapartes da Nvidia.

A AMD mostrou uma lista de 10 jogos em que a Radeon RX 5700 XT está em paridade, ou supera, a placa GeForce RTX 2070 da NVIDIA. Os jogos passaram pelos desafios de Assassin's Creed Odyssey para Battlefield 5, Call of Duty: Black Ops 4, Far Cry New Dawn e Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands.

Da mesma forma, a Radeon RX 5700 também combina muito bem com a GeForce RTX 2060, disse a empresa. A AMD citou novamente uma longa lista de benchmarks de jogos para mostrar que excedeu ou igualou a placa GeForce.

Com o ray tracing disponível no GeForce RTX, os jogadores estão se perguntando quais são os planos da AMD para a tecnologia. A AMD disse oficialmente que o caminho que eles veem inclui o uso das atuais placas GCN e RDNA para realizar o rastreamento de raios usando os núcleos de shader da placa. Quando o Next Gen RDNA (nome oficial da empresa para sua nova arquitetura gráfica) aparecer, serão usados ​​"efeitos de iluminação selecionados para jogos em tempo real".

Para nós, isso soa como um futuro RDNA acelerará certas técnicas de DXR para iluminação, semelhante à maneira como a GeForce RTX da NVIDIA mistura renderização convencional. Além disso, a AMD parece não acreditar que o rastreamento completo de raios de cena possa ser feito em um PC. Em vez disso, a companhia disse que o rastreamento completo de cena provavelmente será feito na nuvem - o que, bem, soa como streaming de jogos.

Para os cartões físicos em si, a AMD disse que ouviu as reclamações de longa data com os cartões de referência de sopradores da empresa e projetou as novas Radeons para serem mais silenciosas. O processo de 7 nm construído pela GPU provavelmente ajuda também. A AMD disse que optou por um design estilo blower porque acredita que a maioria dos jogadores de PC tenha decentemente resfriado os PCs para começar.

Além do novo hardware, a AMD lançou uma série de novos truques de qualidade visual. O RIS (Radeon Image Sharpening), por exemplo, executa a nitidez em tempo real. Aplica a nitidez somente a áreas de baixo contraste que podem mostrar melhoria do RIS.

AMD Anti-Lag

Enquanto a AMD mostrou muitos novos truques de software, o seu Anti-Lag pode ter sido o mais inteligente. A tecnologia promete reduzir o atraso de entrada em até 30% em alguns jogos.

Porta-vozes da AMD disseram que o atraso pode ocorrer em situações em que a CPU está esperando o término do desenho dos quadros gráficos. Com o Anti-Lag, a AMD disse que descobriu uma maneira de dizer ao processador para fazer uma pausa e, essencialmente, esperar que a GPU o acompanhe.

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