Home > Notícias

AMD lança processador da linha Opteron com 12 núcleos

Com o dobro de núcleos da geração anterior, chip pode ajudar a reduzir custos de licenças , além de cortar gastos com energia

Patrick Thibodeau, da Computerworld/EUA

29/03/2010 às 8h57

opteron_12nucleos_150.jpg
Foto:

A AMD apresentou nesta segunda-feira (29/3) um processador de 12 núcleos, duas vezes mais do que a geração anterior da linha Opteron. Um dos principais benefícios de tomar vantagem do desempenho adquirido pelo chip com uma dúzia de núcleos é a redução de custos de licenças. Segundo a AMD, haverá uma versão com oito núcleos do processador também.

Ao buscar por novos processadores, os usuários estão atentos à questão do preço, desempenho e uso de energia e, claro, comparar o lançamento à linha x86 da Intel, mas existem outras características favoráveis a processadores de mais núcelos, como o impacto no espaço de data center necessário e os custos de licenciamento de softwares.

Leia também: 
>> AMD declara guerra contra a Intel na área de chips para servidores
>> Chipset 890GX, da AMD, roda vídeos em alta definição e tem bom preço
>> Novo chip da AMD é vendido na web antes do lançamento
>> AMD dá mais detalhes sobre o processador Fusion

Em 2004, com o lançamento dos chips de dois núcleos, a Microsoft
anunciou que continuaria baseando as licenças em cada processador, não
no número de núcleos, decisão seguida por muitas outras empresas, mas
não é regra geral.

opteron_12nucleos_300

Para o diretor da MLS Property Information Network Inc., Matt Lavallee, atualizar para o Opteron de 12 núcleos permitirá que sua empresa corte o número de servidores e custos de licenciamento. A empresa foi beta tester do novo componente.O diretor diz que por mais que a versão de 12 núcleos seja mais cara do que a de oito núcleos, a diferença não é nada perto dos custos de servidores SQL.Atualmente, a MLS opera 60 servidores e diz que, teoricamente poderia cortar esse número pela metade, mas provavelmente a redução será de um terço com a atualização dos processadores.

A AMD possui dez opções de preços para os processadores, dependendo do número de núcleos, velocidade e potência, variando de 455 dólares a 1,3 mil dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail