Home > Notícias

Americanos mandam iPhone 4 para o espaço em balão caseiro

A dupla Luke e Max Geissbuhler utilizou o smartphone da Apple como um aparelho de rastreamento GPS em experimento espacial

Macworld / EUA

19/10/2010 às 11h38

Foto:

Nós já vimos iPhones em liquidificadores, balões e até embaixo d’água, mas esse pode ser o primeiro caso de lançamento do smartphone da Apple para o espaço, literalmente. A dupla, composta pelo pai e filho Luke e Max Geissbuhler, lançou recentemente um balão meteorológico (de gás) na estratosfera – cerca de 30 km acima da superfície do planeta.

O dispositivo incluiu um iPhone 4 e uma câmera de vídeo de alta definição (HD), separada para gravar as imagens da Terra. A dupla não tirou proveito das habilidades da câmera do telefone. Em vez disso, utilizou-o como um aparelho GPS de rastreamento para sua pequena “espaçonave”.

Como funciona
A equipe afirma que foram necessários oito meses de pesquisa e testes até o dia do lançamento. O dispositivo teve de sobreviver a ventos de 160 km/h, temperaturas de 50°C e velocidades de até 250 km/h, de acordo com o vídeo que registrou a jornada espacial do balão e do iPhone.

A configuração do dispositivo incluía uma cápsula isolada com aquecedores portáteis para evitar o congelamento dos aparelhos eletrônicos do pacote, uma câmera de vídeo GoPro e um iPhone 4 rodando o Instamapper – um aplicativo de rastreamento por GPS disponível na iTunes Store.

A cápsula foi presa ao balão meteorológico, desenvolvido para estourar assim que alcançasse cerca de 6 metros de diâmetro. Ele partiu de Newburgh, em Nova York, no último mês de agosto. À medida que subia pela atmosfera – a uma velocidade de 7,5 metros por segundo – o balão lentamente começou a expandir a partir da pressão atmosférica. Assim que ele estourou, a cápsula tinha um pára-quedas para amortecer a queda de volta ao planeta.

A dupla encontrou sua cápsula a cerca de 50 km do local de lançamento. O resultado dessa viagem foi um vídeo de cerca de 100 minutos incluindo algumas imagens lá de cima bastante impressionantes.

iphone4espaco.png

Lá no alto: iPhone 4 foi mandado para o espaço por pai e filho norte-americanos

Enviar balões meteorológicos para o espaço está se tornando uma prática cada vez mais popular nos últimos meses. Em maio, o inglês Robert Harrison enviou um balão para a estratosfera com uma câmera Canon presa a ele, segundo o site da ABC News. Além disso, a Agência Espacial Americana (NASA) tem um programa chamado BalloonSAT Exploring Program, baseado em Cleveland, nos EUA, que ajuda estudantes locais do ensino médio a lançarem seus balões no espaço.

Interessou-se em lançar seu próprio balão meteorológico no espaço? Então fique de olho, pois a equipe Geissbuhler planeja publicar um livro sobre “Como fazer”, para ajudar os novatos no assunto.

Vídeo do experimento (em inglês): http://migre.me/1DoKd

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail