Home > Dicas

Amplie suas fotos sem perder a qualidade

Redimensionar imagens somente funciona se for para diminuir o tamanho da mesma, mas é possível aumentá-la para obter uma impressão melhor

Dave Johnson, PC World/EUA

21/12/2009 às 21h32

orvalho_150.jpg
Foto:

orvalho_150.jpgAs câmeras digitais de hoje em dia trazem tantos pixels de resolução que dificilmente é possível enviar fotos por e-mail em seu tamanho original. E é importante que a imagem tenha seu tamanho reduzido de forma a facilitar o compartilhamento.

Isso é simples de fazer se a foto tiver um tamanho grande, mas se for pequena é impossível de deixá-la maior. Mesmo quando seu programa editor de imagem possuir uma ferramenta para aumentar o tamanho da mesma.

Esses programas só são bons para diminuir o tamanho de uma foto, não o contrário. Porém você pode deixar a imagem maior para impressão.

Leia também:
> Dicas essenciais para editar fotos
> Crie fotos com ótimo contraste com a técnica HDR em sua câmera digital
> Fotografia: três regras básicas para a composição de boas imagens
> Guia para não errar na escolha de sua próxima câmera digital
> Há relação entre megapixels e megabytes em fotografia digital?
> Como melhorar as imagens capturadas pela câmera do celular

Para uma boa impressão você precisa que sua foto tenha 300 pixels por polegada (cerca de 2,5 centímetros), então para imprimir uma imagem de 20 por 25 centímetros com boa qualidade, você precisará de uma foto com 2400 por 3000 pixels de resolução.

Existem programas dedicados a esse tipo de função e inclusive alguns plug-ins para Photoshop que realizam essa tarefa. Uma alternativa gratuita é o SmillaEnlarger, um programa de código aberto para Windows.

O programa é fácil de usar, já que não necessita de configuração. Basta arrastar a foto para a janela do programa e especificar o tamanho desejado. Se estiver satisfeito com o resultado, dê um nome para a imagem e salve.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail