Home > Notícias

Análise: Legado de Gates é maior que o de Jobs

Relevância histórica de Gates com a Bill & Melinda Gates Organization pode tornar Steve Jobs em um ou dois parágrafos na história.

Computerworld/EUA

16/01/2009 às 10h51

Foto:

Com Bill Gates há muito tempo afastado da Microsoft e com as notícias de Steve Jobs saindo de seu posto na Apple, mesmo que temporariamente, é hora de ponderar qual dos dois será mais lembrado pela História. Eu não tenho nenhuma dúvida de que Gates será lembrado por mais tempo, enquanto Jobs não será muito mais do que um ou dois parágrafos.

O maior legado de Bill Gates provavelmente será seu trabalho filantrópico. Ele fundou a maior organização filantrópica do mundo, a Bill & Melinda Gates Organization, que já deu pelo menos 26 bilhões de dólares, e isso é só o começo.

E ele faz isso de uma forma que maximiza a efetividade, sem fazer alarde publicitário. A fundação mira naquilo que pode ser o problema mais teimoso de todos, doença e miséria no em países pobres. O trabalho da fundação não está calcado em chamar publicidade, mas em salvar incontáveis vidas.

E mesmo que Gates nunca seja visto como um grande inovador técnico, George Colony, CEO da Forrester Research, acredita que por estabelecer o Windows e Office como um quase monopólio, Gates “criou uma tremenda importância na padronização de sistemas. Por causa dele, nós temos como certo que você pode facilmente compartilhar arquivos de texto, planilhas e outros documentos.”

E quais serão as contribuições duradouras de Steve Jobs? Ele comandou a criação de computadores muito bonitos e elegantes e popularizou os tocadores de MP3 com o iPod. Nenhum desses feitos é realmente pioneiro ou economicamente revolucionário.

Quanto à filantropia, Jobs nunca demonstrou muito interesse. Gates já era um grande filantropo muito antes de se aposentar, e é improvável que Jobs se torne um a essa altura do campeonato.

Moral da história? Gates escreveu um grande capítulo na história, Jobs vai ficar com um parágrafo ou dois.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail