Home > Notícias

Análise: Atualização de produtos marcou o auge do último keynote

Em apresentação morna, Phil Schiller não trouxe grandes novidades e apenas atualizou produtos já existentes na linha da Apple.

Philip Michaels, Macworld/EUA

06/01/2009 às 17h56

Foto:

No último keynote da Apple em uma Macworld Expo, a companhia anunciou nesta terça (06) atualizações para seus pacotes de aplicativos iLife e iWork, além de revelar um novo MacBook Pro de 17” com o mesmo design monobloco dos demais notebooks da marca.

A apresentação foi feita por Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos, que substituiu o CEO Steve Jobs na tarefa. No mês passado, a Apple disse que Jobs não faria o keynote e a empresa não participaria das próximas edições da Macworld Expo. Seja pela ausência de Jobs e a despedida da Apple do evento, o keynote deste ano não teve um grande anúncio, como o MacBook Air em 2008 e o iPhone em 2007.

Em vez disso, Schiller falou sobre as atualizações de produtos já existentes. Sua apresentação de 98 minutos começou com o anúncio do iLife’09, a nova versão do pacote de aplicativos para vida digital. Entre as principais novidades estão o uso de marcas geográficas e o reconhecimento de rostos no iPhoto, além da integração com os serviços online Facebook e o Flickr.

O iLife’09 também traz atualizações ao iMovie, que tem recursos para usuários avançados e estabilização de vídeo automática, e ao GarageBand, com foco em tutoriais de música.

Embora o iLife’09 seja lançado apenas no fim do mês, o novo pacote de produtividade iWork’09 já está disponível para compra nos Estados Unidos. Os três componentes  - o Keynote, para apresentações, o editor de textos Pages e o Numbers, para planilhas, ganharam novos recursos.

>>>Leia mais sobre o iLife e o iWork

A Apple também anunciou um novo serviço, o iWork.com, que permite aos usuários compartilhar e colaborar com documentos online. O serviço se integra ao iWork’09 na forma de um botão na barra de ferramentas de cada aplicativo. O serviço já está no ar, como um beta público.

Tanto iLife e iWork serão vendidos por 79 dólares cada, com pacotes familiares disponíveis por 99 dólares. As duas suítes serão vendidas em um pacote que também vem com o sistema operacional Mac OS X 10.5 Leopard, por 169 dólares. O pacote, chamado Mac Box Set, estará à venda no fim de janeiro, quando o iLife for lançado.

A única notícia de hardware foi o novo MacBook Pro com tela de 17” que usa o mesmo corpo monobloco de alumínio presente no resto da linha, lançado em outubro. O notebook traz diversas melhorias ambientais destacadas por Schiller em sua apresentação.

>>>Saiba mais sobre o novo MacBook Pro de 17"

O novo MacBook Pro de 17” traz um processador Core 2 Duo de 2,66 GHz, 4 GB de RAM, 320 GB de armazenamento e placas de vídeo Nvidia GeForce 9400M e GeForce 9600MT. A máquina custa 2.799 dólares e começa a ser vendida nos Estados Unidos no fim de janeiro.

O novo MacBook Pro também traz um novo tipo de bateria, que não pode ser removida e usa células customizada. A Apple diz que ela dura três horas a mais que o antecessor de 17”,

E, finalmente, a Apple anunciou mudanças na iTunes Store, com o fim das restrições contra cópia (DRM) nas músicas, além de novos preços e a capacidade de download de canções no iPhone pela rede 3G – antes, isso era possível apenas por Wi-Fi.

>>>Veja o que mudou na iTunes Store

A Apple Brasil não tem previsão ainda da chegada dos novos produtos ao mercado local.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail