Anatel aprova proposta de edital para 5G no Brasil

Foi incluído mais 100 MHz na faixa de 3,5 GHz

Foto: Anatel
https://pcworld.com.br/anatel-aprova-proposta-de-edital-para-5g-no-brasil/
Clique para copiar

No último dia 03 de fevereiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou algumas medidas que as empresas devem seguir para a implementação do 5G no Brasil. Agora, a agência aprovou uma proposta de Edital de Licitação das faixas que serão usadas por aqui.

As radiofrequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz serão usadas para o 5G no Brasil. O edital foi aprovado, mas ainda há 45 dias para Consulta Pública e, nesse período, poderão ser enviadas contribuições da sociedade ao documento.

A Anatel levou em conta as duas propostas apresentadas anteriormente para desenvolver o edital. Também foi incluído 100 MHz na faixa de 3,5 GHz para atender melhor as demandas apresentadas. Por conta dessa decisão, as Prestadoras de Pequeno Porte (PPP) poderão participar mais ativamente do desenvolvimento da tecnologia 5G.

Um dos problemas relacionados à implementação da nova rede é a interferência com as antenas parabólicas, causando impacto na exibição da TV aberta. Porém, a Anatel revelou que esse problema será resolvido em parceria com uma entidade independente.

Um dos objetivos principais do edital é aumentar a infraestrutura de banda larga e acesso à redes móveis em áreas de menor interesse comercial. Assim, idealmente, o 5G vai beneficiar ainda mais os consumidores que moram afastados das cidades grandes.

Fonte: Anatel

tags

Relacionadas

5G vai representar 12% das vendas de smartphones em 2020

Tecnologia só chegará ao Brasil no ano que vem

Huawei terá papel limitado nas redes 5G no Reino Unido

Governo britânico restringe presença da companhia chinesa nas redes

30 testes de redes 5G foram realizados na América Latina em 2019

Brasil, Chile e Peru lideraram as aplicações

5G só deve chegar ao Brasil em 2022, diz ministro da Ciência e Tecnologia

Leilão que decidirá o fornecedor do 5G só acontecerá em 2021

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site