Home > Notícias

Anatel deve autorizar banda H para para serviços 3G em 2010

Agência receberá contribuições para licitação de blocos de 10 MHz e 5 MHz, que sobraram das de frequências de 900 MHz e 1.800 MHz.

Edileuza Soares, da Computerword

17/12/2009 às 18h25

Foto:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai autorizar no próximo ano a exploração do Serviço Móvel Pessoal (SMP) de 3G por meio de radiofrequência da banda H. Mas antes quer discutir com a sociedade a prestação desse serviço no Brasil e coloca sua proposta em consulta pública no próximo dia 22/12.

As contribuições da população e de empresas poderão ser enviadas ao órgão até o dia 22/02/10. Depois desse prazo, a área técnica da Anatel vai analisar as sugestões que poderão ser aceitas ou recusadas pelo conselho diretor da agência.

Depois disso, será preparado o edital para a venda das frequências da banda H. Há expectativa de que a licitação ocorra em abril. O órgão pretende oferecer ao mercado lotes de 10 MHz e 5 MHz da subfaixa H, que são sobras das bandas A, D e E, do leilão de 3G realizado em 2007, das radiofrequências de 900 MHz e 1.800 MHz.

De acordo com análises da Anatel, a banda H se destina a empresas novas que queiram explorar os serviços móveis. As operadoras de celular que atuam no mercado hoje em dia só poderão participar do leilão se não houver outros interessados. O objetivo é ampliar a competição, principalmente com a oferta de banda larga 3G.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail