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Anatel irá avaliar laudo sobre pane do Speedy

Agência Nacional de Telecomunicações analisa documento que aponta 'ações externas e falha de software' como responsáveis pelos problemas do serviço em abril.

Fabiana Monte, editora-assistente do COMPUTERWORLD

04/06/2009 às 16h24

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está analisando o laudo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) a respeito das falhas apresentadas pelo Speedy, serviço de acesso à internet em banda larga da Telefônica, entre 06 e 08 de abril.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão regulador, a agência recebeu o documento na quinta-feira (03/06) e avalia o material. Não há prazo oficial para conclusão da análise, que poderá resultar em um processo para a apuração de descumprimento de obrigações por parte da Telefônica.

O CPqD também foi o responsável pelo laudo técnico a respeito do apagão do Speedy que ocorreu há cerca de um ano. No início de julho de 2008, cerca de 2,4 milhões de clientes do serviço ficaram sem acesso à internet, incluindo órgãos do governo como delegacias de polícia e Poupatempo.

A análise do laudo desta falha levou à abertura de procedimento para apuração de descumprimento de obrigações, processo que está em curso na Anatel.

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No entanto, a assessoria de imprensa do órgão informou que diversas etapas administrativas devem ser cumpridas até que haja uma decisão final da agência a respeito de possíveis multas a serem aplicadas na operadora. Também não há prazo previsto para concluir este processo.

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