Home > Notícias

Anatel vai investigar causas da pane na telefonia em São Paulo e Minas Gerais

As empresas Telefônica e Oi serão analisadas em razão da queda de seus serviços de linha fixa, problema que afetou usuários na terça-feira (8/9).

Redação do IDG Now!

09/09/2009 às 12h33

Foto:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) investigará as causas da interrupção na telefonia fixa de São Paulo e Minas Gerais ocorrida na terça-feira (8/9). O órgão quer apurar a confiabilidade das redes de telecomunicações - especialmente para que não haja  interrupção dos serviços em situações críticas.

As companhias investigadas serão a Telefônica, que deixou a capital paulista sem telefonia fixa entre 10h30 e 14h da terça feira e a operadora Oi, cujo serviço foi interrompido entre 10h10 e 12h50, em Belo Horizonte.

Segundo comunicado da Anatel, o Regulamento do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) prevê que, na ocorrência da interrupção do serviço, a prestadora deve notificar os usuários mediante aviso público, comunicando os motivos, as providências adotadas para o restabelecimento dos serviços e a existência de meios alternativos para minimizar as conseqüências advindas da interrupção.

Em caso de pane, acrescenta a agência, a operadora deve conceder desconto na cobrança do cliente, proporcional ao período de interrupção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail