Android | Como deletar permanentemente apps no seu celular

Porque não basta instalar e esquecer essas ferramentas

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/android-como-deletar-permanentemente-apps-no-seu-celular/
Clique para copiar

Com tantos aplicativos disponíveis gratuitamente na Google Play Store, é fácil continuar baixando ferramentas que você nunca usará - e nunca removerá.

No Android, esse problema geralmente é exacerbado pela bandeja de aplicativos. Enquanto o iOS coloca atalhos para tudo na tela inicial à vista, no Android esses aplicativos geralmente ficam ocultos, onde provavelmente não chamarão sua atenção. Outro problema exclusivo dos dispositivos Android é a pré-instalação de apps por algumas operadoras de telefonia móvel e fabricantes de smartphones. Algumas dessas coisas podem ser excluídas, mas você precisará aceitar o fato de que existem alguns aplicativos que não podem ser removidos.

A interrupção do dispositivo com aplicativos indesejados tem vários efeitos colaterais indesejados: haverá menos espaço de armazenamento para as coisas que você deseja, o desempenho geral do dispositivo pode diminuir e manter tudo atualizado usará dados que talvez você não possa poupar.

Portanto, faz sentido fazer uma verificação rápida e garantir que não haja raízes crescentes desnecessárias em sua coleção de aplicativos. Cada vez mais, você encontrará serviços que armazenam seus dados online. Portanto, mesmo que você desinstale um aplicativo, poderá acessar seus dados novamente se reinstalá-lo posteriormente.

Como excluir aplicativos no Android

Método 1: na tela de informações do aplicativo

Nos telefones Android mais recentes, você pode tocar e segurar um atalho do aplicativo na tela inicial ou na bandeja do aplicativo para acessar suas informações. Se você não tiver essa opção no telefone, tente o seguinte:

  • Abrir configurações: abra o aplicativo Configurações a partir do ícone de engrenagem que será encontrado na tela inicial, na bandeja de aplicativos ou na barra de notificação suspensa na parte superior da tela.
  • Abrir aplicativos e notificações: role para baixo, selecione Notificações de aplicativos e escolha Ver todos os aplicativos. Navegue na lista de aplicativos instalados para encontrar os que você não deseja mais manter no seu dispositivo.
  • Selecione um aplicativo e escolha Desinstalar: tendo encontrado um aplicativo que não é mais necessário, selecione-o para acessar a página de informações do aplicativo e toque em Desinstalar.

Se você ver uma opção Desativar em vez de Desinstalar aqui, não poderá excluir este aplicativo. No entanto, desativando-o, você evita que ele seja executado e use os recursos do sistema. Se você achar que algo não funciona corretamente como resultado, visite essa página e clique no botão Ativar.

Método 2: Arraste e solte em Desinstalar

Se o seu dispositivo Android não tiver uma bandeja de aplicativos e todos os seus atalhos estiverem na tela inicial, você ainda poderá usar o método acima para remover aplicativos. No entanto, você pode ter uma opção mais rápida. Nem todos os dispositivos Android suportam isso, então tente descobrir.

  • Selecione o atalho da tela inicial: na tela inicial, toque e segure o atalho do aplicativo que você deseja desinstalar e arraste-o para o topo da tela.
  • Arraste e solte o atalho para uma opção de desinstalação: se uma opção de desinstalação aparecer, solte o ícone do aplicativo em cima dela. Esse método também funcionará em alguns dispositivos que apresentam uma bandeja de aplicativos, mas se você ver a opção Remover em vez de Desinstalar, estará apenas removendo o ícone da tela inicial, não o excluindo. Você pode verificar isso abrindo a bandeja do aplicativo e localizando o atalho do aplicativo voltado para você

Método 3

Em alguns dispositivos Android, a capacidade de desinstalar um aplicativo do ícone de atalho se estende à bandeja do aplicativo (esta é sua terceira opção). Exatamente como você acabou de tentar no método dois com a tela inicial, toque e segure um ícone do aplicativo na bandeja do aplicativo e arraste-o para a parte superior da tela para ver se uma opção Desinstalar aparece. Nesse caso, solte o atalho do aplicativo em cima desta opção para removê-lo do seu dispositivo.

Método 4

A maneira final de desinstalar aplicativos do seu telefone ou tablet Android é reverter o procedimento de instalação. Portanto, abra a Google Play, navegue até o aplicativo em questão, mas, em vez de pressionar o botão Instalar, procure pelo botão Desinstalar.

Removendo referências de aplicativos do Google Play

Mesmo após a exclusão de um aplicativo do seu dispositivo, você ainda encontrará uma referência na loja do Google Play na guia "Biblioteca" de Meus aplicativos e jogos. Sua aparência aqui não significa que há um rastro no seu dispositivo, embora você também queira remover essa entrada - basta clicar na cruz à direita.

Relacionadas

Android | Como usar seu smartphone como um hotspot Wi-Fi

Nosso guia explica como compartilhar sua conexão de internet móvel com outros aparelhos

7 opções de privacidade do Google que você deveria ativar agora mesmo

Proteja suas informações pessoais na internet

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site