Home > Notícias

Android deve roubar participação de mercado do iPhone

Segundo o instituto de pesquisas ABI Research, o smartphone da Apple continuará na liderança pelo menos até 2014, mas perderá market share

Macworld/Reino Unido

23/12/2009 às 16h51

Foto:

A adoção crescente de smartphones, como o iPhone, que viu suas vendas cresceram 20% em 2009, assim como a proliferação de lojas de aplicativos, serão os principais responsáveis pelo crescimento no volume de downloads de softwares para dispositivos móveis nos próximos anos.

Eles atingirão 5 bilhões de unidades em 2014, segundo o instituto de pesquisas ABI Reserach. O número é mais que o dobro do registrado em 2009, que tem previsão de 2,3 bilhões de aplicativos baixados.

E a participação do iPhone no mercado de aplicativos irá diminuir nos próximos anos. “Mas ele continuará como a principal plataforma de softwares para dispositivos móveis”, afirma Bhavya Khanna, analista da ABI.

Segundo ela, o principal sistema a ganhar mercado será o Android, que terá sua participação ampliada de 11% em 2009 para 23% em 2014. “O rápido crescimento será impulsionado pela adoção em massa do sistema operacional do Google por fabricantes de aparelhos”, afirma ela. Por conta disso, a participação do iPhone deve cair, afirma ela, sem citar um número exato.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail