Home > Notícias

Android deve ultrapassar o iOS e assumir a preferência dos desenvolvedores

Um estudo da empresa de pesquisas Ovum afirma que até o final do ano a plataforma móvel da Google será a mais popular entre criadores de apps

Macworld/EUA

24/01/2012 às 14h24

Foto:

O sistema operacional Android deve tomar o lugar do iOS, da Apple, como plataforma favorita dos desenvolvedores de aplicativos até o final deste ano, de acordo com um relatório da Ovum.

A empresa de análises divulgou ontem (23/01) um estudo que sobre as tendências de desenvolvimento de aplicativos, no qual também afirma que a parceria da Nokia com a Microsoft para produzir aparelhos com sistema operacional Windows Phone 7 deve aumentar o interesse por essa plataforma.

“A crescente atenção ao Windows Phone indica que a Microsoft conseguiu convencer os desenvolvedores de que a plataforma vale o investimento; o desafio agora é persuadir os consumidores”, afirmou o chefe de práticas de dispositivos e plataformas da Ovum, Adam Leach.

Entretanto, não são apenas os sistemas que vêm ganhando mais atenção. O HTML5 está se tornando mais popular, mesmo que os desenvolvedores tendam a se ater aos canais específicos de uma plataforma, como o Android Market, para vender seus produtos.

“O sucesso de uma plataforma para smartphones é ditado não apenas pela atração dos clientes e o apoio de fabricantes de celulares e operadoras de telefonia, mas também por uma economia saudável de aplicativos oferecidos por terceiros. Portanto, é importante que todos os competidores entendam as escolhas que os desenvolvedores estão fazendo e o impacto que terão no futuro”, declarou Leach.

Apesar de o iOS estar perdendo popularidade entre os desenvolvedores, ele está se mostrando mais popular que os rivais no mundo dos negócios, segundo estudo da consultoria Checkpoint.

Mais de 750 profissionais de TI dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Alemanha e Japão foram entrevistados pela CheckPoint. O relatório afirma que 30% dos dispositivos móveis conectados às redes corporativas tinham sistema iOS, em comparação com 29% com o sistema BlackBerry, 21% celulares Android, 18% Windows Phone ou Windows Mobile e apenas 3% tinham sistema Symbian.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail