Home > Notícias

Android 2.2 será cinco vezes mais rápido, diz site

Ganho de desempenho afeta todos os aplicativos, e é resultado de uma nova tecnologia para execução de código.

Jared Newman

12/05/2010 às 18h32

android-running.jpg
Foto:

Suporte completo ao Adobe Flash pode ser o recurso mais notável no Android 2.2, mas a nova versão, de codinome "Froyo", pode dar um belo impulso aos outros aplicativos também. O Android Police diz ter o Android 2.2 rodando em um Nexus One, o smartphone da Google, embora não seja claro como eles conseguiram o software. O blog não comenta muito sobre os novos recursos, e em vez disso vai direto aos testes de desempenho do Froyo, descobrindo ganhos de até 450% sobre o Android 2.1

O site usou um aplicativo de benchmark chamado Linpack, que mede o desempenho em milhões de operações em ponto flutuante por segundo, ou MFLOPs. Os testes geralmente refletem o estado da máquina virtual Dalvik, que é responsável pela execução das aplicações.

Os testes revelaram uma pontuação de 37.6 MFLOPs no Froyo, comparada aos 6.5 ou 7 MFLOPs no Android 2.1. Isto é uma melhoria de 5 vezes, o que significa que aplicativos e jogos vão rodar muito mais rapidamente do que antes.

O motivo para tamanho ganho de desempenho é provavelmente o uso da tecnologia de "compilação just-in-time" (JIT), que acelera o processamento de código JavaScript convertendo-o para código nativo logo antes de sua execução, em vez de passar tudo por um interpretador.

O Android Police nota que o ganho de desempenho pode não ter impacto direto no desempenho do Flash, porque é provável que o software seja escrito diretamente em código nativo, dispensando o uso do JIT. Entretanto, um aumento de desempenho em todo o sistema libera mais recursos para o Flash, ou seja, podem haver benefícios indiretos.

A Google não confirmou nenhum detalhes sobre o Android 2.2, exceto o suporte a Flash. Recursos como rádio FM, notificações a cores usando o LED da TrackBall, mais RAM livre, melhorias no suporte a OpenGL ES 2.0 e correções de estabilidade são mencionados por sites como o AndroidandMe. As respostas provavelmente serão conhecidas em 19 ou 20 de Maio, durante a conferência para desenvolvedores Google I/O.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail