Home > Notícias

Android: hackers já desbloquearam o sistema operacional do G1

Caminho para enganar controles do Android permite que usuários leiam informações bloqueadas e instalem novos programas.

IDG News Service/EUA

06/11/2008 às 9h34

Foto:

Hackers já encontraram um caminho para desbloquear os controles do sistema operacional do Android no celular G1, removendo algumas restrições criadas pelos desenvolvedores do aparelho.

A descoberta oferece a usuários do G1 uma maneira de ler as informações de algumas partes do celular que são normalmente barradas. Com isso, é possível instalar novos programas ou até mesmo um novo sistema operacional. Atualmente, programas para o sistema operacional Android, que foi liberado como open source, precisam ser escritos em Java, em vez de outros linguagens de programação populares como o C ou o C++.
 
Detalhes de como ganhar um acesso “root” de “super usuário” foram postados na terça-feira (04/11) em um fórum de desenvolvimento do Android. As instruções passo a passo também estão disponíveis.

De acordo com as postagens, a tentativa de desbloqueio deve ser feita somente por usuários tecnicamente sofisticados, porque um erro pode deixar o aparelho inoperante.
 
Os desenvolvedores conseguiram habilitar o desbloqueio no celular graças a um bug no Android, afirmou o Google na quarta-feira (05/11). “Nós fomos notificados sobre essa falha e estamos desenvolvendo uma correção”, disse a companhia. “Estamos trabalhando atualmente com nossos parceiros para corrigir o problema e atualizar a base de código open source para refletir essas mudanças".

O Android é a resposta do Google ao iPhone da Apple. A diferença, entretanto, é que o Google fez somente o sistema operacional do celular. O G1 foi fabricado pela HTC e o Google precisa de fabricantes de celulares para integrar outros sistemas operacionais Android.

A T-Mobile é a primeira operadora a vender celulares com o Android. O iPhone sofreu um desbloqueio similar depois de seu lançamento em junho de 2007, por meio de um processo chamado “jailbreaking”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail