Home > Notícias

Android já supera, em número de aparelhos, o iOS e outros sistemas

Plataforma da Google equipou mais de 36 milhões de aparelhos vendidos no primeiro trimestre, mas iPhone ainda é o smartphone favorito.

Network World/EUA

19/05/2011 às 19h46

Foto:

O Android, plataforma do Google, consolidou seu status como líder entre os sistemas operacionais móveis mais vendidos no mundo, de acordo com dados divulgados pela empresa de pesquisas Gartner e pela rede de anúncios da Millennial Media.

A Gartner Research informou na quinta-feira (19/5) que os fabricantes entregaram 36,3 milhões de dispositivos Android no primeiro trimestre de 2011. O número é seis vezes maior que o do mesmo trimestre do ano anterior, que fechou com 5,2 milhões de aparelhos.

Mais significativo ainda é que a plataforma quase que quadruplicou sua parcela de mercado entre os dispositivos móveis, saltando de 9,6% entre todos os aparelhos vendidos no primeiro trimestre de 2010 para 36% dos aparelhos adquiridos no mesmo período deste ano.

Além disso, a Gartner afirma que o segundo trimestre deste ano pode ser outro período bom para o Android. HTC, Sony Ericsson, Alcatel e ZTE planejam um “catálogo mais abrangente de dispositivos, muito deles baseados em Android”, que devem ser lançados até o fim do primeiro semestre. 

O crescimento do Android no mercado de sistemas operacionais ocorre num período em que o Symbian - que, tradicionalmente, tem sido a plataforma mais utilizada no mundo - tem sua parcela de mercado diminuída de 44,2% no primeiro trimestre de 2010 para 27,4% em 2011. A empresa anunciou este ano que vai descontinuar o uso do Symbian, e que pretende colocar o Windows Phone 7 nos dispositivos daqui em diante. 

Publicidade móvel
Os dados levantados pela Garner não foram as únicas boas notícias para o Android, já que as últimas informações fornecidas pela empresa de propaganda móvel Millennial Media mostram que o SO móvel do Google ultrapassou o iOS da Apple como plataforma que gera mais impressões de publicidade (exibições de banner) na rede da Millennial Media.

No mês passado, os celulares com Android contavam com 53% de toda a publicidade na rede, contra 28% do iOS e 16% para o BlackBerry. Esses dois primeiros estavam disputando o topo dos rankings  da Millennial Media até o fim de dezembro, quando cada um representou cerca de 38% de todas as impressões da rede.

No entanto,  a Millennial Media também relatou que o iPhone permaneceu no topo como a maior geradora de receita obtida a partir de aplicativos móvies, com 50% da receita do mês passado obtida a partir do iPhone, enquanto que 39% de toda a receita de aplicativos em abril era oriunda de dispositivos Android.

E, enquanto a plataforma móvel do Google pode permanecer no topo entre todas as suas concorrentes de mercado, o iPhone continua líder isolado como dispositivo individual mais famoso, com 20% de todas as impressões de anúncios da rede. Entre os outros quatro melhores colocados, estavam o BlackBerry Curve (5,3%), o HTC Evo 4G (3,1%), o Samsung NExus S (2,6%) e o Motorola Droid X, que alcançou 2,3%.

A rápida ascensão do Android como sistema operacional popular tem sido um dos maiores assuntos no último ano. Desde sua estreia em 2007, o Android apareceu em inúmeros smartphones populares, das mais variadas operadoras.

O Google também adaptou seu sistema operacional para funcionar em tablets, e a companhia planeja a unificação da plataforma (uma requisição frequente por parte dos desenvolvedores), para que rode de maneira igual tanto em smartphones quanto em tablets, até o fim deste ano. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail