Home > Notícias

Android já tem mais de 20% do mercado de smartphones nos EUA

Terceiro no ranking, sistema da Google ganhou 6,5 pontos porcentuais em três meses, segundo comScore; RIM perde mercado, mas ainda lidera.

PC Advisor / Reino Unido

03/11/2010 às 16h40

Foto:

O Android, da Google, continua a ganhar terreno no mercado
de smartphones. O sistema móvel cresceu 6,5 pontos porcentuais e já responde
por 21,4% de todos os assinantes de smartphones nos Estados Unidos de julho a
setembro de 2010.

O relatório MobiLens, elaborado pela comScore com dados do
terceiro trimestre de 2010, revela que 58,7 milhões de pessoas nos Estados
Unidos tinham smartphones durante o período de três meses encerrado em setembro
– 15% mais que o total do trimestre anterior.

A RIM permanece como a plataforma líder de smartphones: seus
aparelhos BlackBerry detiveram 37,3% do mercado americano de smartphones no
período – menos que no trimestre anterior, quando detinha 40,1%. Em seguida vem
a Apple e seu iPhone, que permanece com sua fatia de 24,3%; a plataforma
Android foi a terceira, com 21,4%.

O Windows Phone, da Microsoft, respondeu por 10% dos
assinantes de smartphones, ao passo que a Palm completa os cinco primeiros, com
4,2% do mercado.

No período de três meses terminados em setembro de 2010, 234
milhões de americanos com 13 anos ou mais usaram dispositivos móveis.

O relatório aponta também que a Samsung é a fabricante líder
de celulares, com 23,5% do mercado, 0,7 ponto porcentual a mais que no período
terminado em junho. A LG ficou em segundo, com 21,1%, seguida por Motorola
(18,4%), RIM (9,3%) e Nokia (7,4%).

Em setembro, 67% dos assinantes móveis dos EUA usaram
mensagens de texto em seus aparelhos móveis, 1,4 ponto porcentual a mais que o
período de três meses anterior, enquanto os navegadores foram usados por 35,1%
dos assinantes móveis (2,2 pontos porcentuais a mais).

Os assinantes que usaram aplicações baixadas no celular
somaram 33,1% da audiência móvel, representando um aumento de 2,5 pontos
porcentuais de um trimestre a outro.

O acesso a sites de blogs e redes sociais aumentou 1,8 ponto
porcentual, e já representa 23,2% dos assinantes móveis.

Jogar games representou 23,1% da audiência móvel (aumento de
0,5 ponto porcentual), enquanto ouvir música aumentou 0,8 ponto porcentual,
ficando em 15,2% dos assinantes.

O relatório classificou os fabricantes de celulares,
incluindo os que produzem com marca de terceiros, e as plataformas de sistema
operacional para smartphones nos EUA de acordo com sua fatia de usuários com 13
anos de idade ou mais, e pesquisou quais são as atividades mais populares e os
conteúdos mais acessados por meio do principal aparelho do assinante.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail