Home > Notícias

Android Market elimina aplicativo por suspeita de golpe online

Após alertas de bancos, Google retira widget suspeito e outros 50 aplicativos similares inseridos pelo desenvolvedor '09Droid'.

Redação do Computerworld/EUA

12/01/2010 às 10h49

Foto:

Aplicativos móveis que poderiam ter roubado dados bancários de usuários começaram a aparecer na loja de aplicativos Android Market, para o sistema operacional móvel do Google, alertaram especialistas em segurança no início de janeiro.

O banco canadense BayPort Credit Union fez um alerta em 22 de dezembro sobre um aplicativo Android que prometia facilitar o acesso dos correntistas ao banco online. “Acredita-se que os golpistas tenham desenvolvido aplicações móveis fraudulentas para o Android Marketplace, usando uma técnica de phishing na tentativa de ganhar informações de acesso dos usuários de mobile banking” alertou o banco. 

A instituição financeira informou ter notificado o Google no dia 15 de
dezembro, uma semana antes de fazer seu alerta, e que a empresa removeu
não somente o aplicativo suspeito mas também outros 50 aplicativos similares
inseridos pelo mesmo desenvolvedor, registrado como “09Droid.”

O banco norte-americano First Tech Credit Union, que possui agências nos estados norte-americanos do Oregon e de Washington, também divulgou comunicado similar sobre aplicativos suspeitos.

Pesquisadores de segurança não confirmaram que as aplicações bancárias presentes no Android Marketplace eram, de fato, maliciosas. O chefe de pesquisas da empresa de segurança de dados F-Secure, Mikko Hypponen, disse que está buscando uma cópia dos aplicativos para testes já que o Google retirou as aplicações do Marketplace. Segundo ele, "é possível que as aplicações não tenham nada de malicioso diretamente."

Hypponen acredita que o desenvolvedor "09Droid" tenha simplesmente tentado ganhar dinheiro facilmente ao oferecer diversas versões de aplicativos, que apenas funcionam como atalhos para serviços de internet banking, cobrando 99 centavos de dólar por cada um.

O especialista da F-Secure ainda observa que o Android não é uma plataforma tão popular para servir como base de um golpe online envolvendo diversos bancos.  Em dezembro de 2009, o Android registrou uma participação de 0,02% no mercado de sistemas operacionais, segundo a NetApplications.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail