Home > Notícias

Android passa Symbian e torna-se o maior sistema operacional móvel

33,3 milhões de dispositivos foram vendidos com a plataforma da Google em todo o mundo, contra 31 milhões de aparelhos com Symbian.

Redação do IDG Now!

31/01/2011 às 10h55

Foto:

O Android tornou-se a principal plataforma móvel do mundo, ultrapassando pela primeira vez o Symbian, da Nokia, em número de vendas de smartphones, durante o último trimestre de 2010, de acordo com dados da empresa de pesquisa Canalys.

Segundo o estudo, mundialmente, 33,3 milhões de smartphones foram vendidos com o sistema operacional da Google, enquanto aproximadamente 31 milhões de aparelhos com Symbian, da Nokia. O terceiro lugar foi ocupado pelo iOS, da Apple, com 16,2 milhões de unidades, seguido pelo BlackBerry, da Research in Motion (RIM), com 14,6 milhões. Em quinto vem os sistemas Windows Phone 7 and Windows Mobile - que, juntos, apresentaram 3 milhões de unidades.

Os dados do quarto trimestre, mais um vez, apontaram para o aumento do mercado de telefonia móvel no mundo, com 101,2 milhões de smartphones vendidos, representando um crescimento anual de 88,6%, na comparação com os 53,7 milhões de aparelhos de 2009.

r2011013.jpg

Vendas de smartphones durante o 4.º trimestre de 2010

'O ano de 2010 foi fantástico para o mercado de smartphones. Depois de um 2009 difícil, a velocidade com que o mercado se recuperou exigiu inovação e um compromisso real das empresas, que assumiram este desafio", declarou o analista da Canalys, Chris Jones. 

"Mas 2011 será um ano mais competitivo à medida que novas tecnologias venham a ser adotadas, como processadores dual core, Near Field Communication (NFC) e telas 3D, para diferenciar seus produtos e manter o valor", completou ele.

Mas, no ranking de fabricantes de smartphones, a Nokia conseguiu sua liderança com 28% do mercado, diante dos 16% da Apple, segunda colocada, e dos 14% da RIM, terceira colocada. Em quarto lugar ficou a Samsung, com 11%, e em quinto a HTC, com 8%.

Durante o período, as principais fabricantes com dispositivos rodando Android foram HTC e Samsung, que juntas representaram 45% do mercado mundial da plataforma. Outras fabricantes importantes, segundo o relatório, foram LG e Acer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail