Home > Notícias

Android supera iOS em número de aplicativos gratuitos

Loja de softwares da Google deve ultrapassar o número total da App Store em cinco meses, aponta pesquisa

Redação do IDG Now!

28/04/2011 às 18h04

Foto:

A Android Market, loja de aplicativos para a plataforma móvel do Google, superou a App Store da Apple no número de apps gratuitos disponíveis, de acordo com um o último relatório da Distimo, empresa que fornece análises a respeito de lojas de aplicativos. As informações são do site TechCrunch.

Apesar de o número absoluto de aplicações para iOS (unindo números para iPhone e para iPad) ser quase o dobro em relação àquelas disponíveis para Android (408.969 e 206.143, respectivamente), o sistema operacional do Google oferece 134.342 apps gratuitos, enquanto que há 121.845 aplicativos sem custo para iPhone, sendo o iBooks o mais famoso deles.

Embora a loja para o smartphone da Apple tenha registrado o menor crescimento no primeiro trimestre do ano (6%), ela detém o posto de app store com maior número de apps disponíveis – o Android Market cresceu 16%. Outro dado interessante é que o número de aplicativos pagos na App Store para iPhone é 66% maior do que é oferecido para Android. Os apps para iPad, de acordo com a Distimo, são em sua maioria pagos, e ficam mais caros ao decorrer do tempo; o preço de um app para iPad é de, em média, 4,34 dólares.

A Distimo aponta também que o Android Market deve ultrapassar a App Store em número de aplicativos em até cinco meses, se mantida a taxa de crescimento das lojas. Quando isso ocorrer, o Android Market não estará só à frente da loja da Apple, mas também da Windows Phone 7 Marketplace, da BlackBerry App World e da Ovi Store da Nokia, respectivamente.

Segurança e fragmentação
Ao contrário da Apple, os aplicativos para Android não passam por um sistema de avaliação – que, vale lembrar, é muito misterioso. Isso representa também um problema de segurança já que, por ser uma plataforma aberta, diversos usuários têm relatado que aplicativos alterados por hackers têm infectado seus aparelhos, roubando dados e até possibilitando que os invasores façam ligações utilizando a conta de telefone das pessoas que foram atacadas.

Embora o crescimento do número de aplicativos para Android seja expressivo, os desenvolvedores estão se interessando cada vez menos a respeito da plataforma, principalmente devido à fragmentação mesma, totalmente ao contrário do iOS.

Se você quiser saber como proteger seu smartphone Android de aplicativos mal intencionados, veja 5 dicas para seu celular com de vírus, além de uma lista da Lookout Mobile Security com alguns apps que foram reportados como infectados pelos desenvolvedores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail