Home > Notícias

Android ultrapassa iOS em participação no mercado e busca liderança global

Em menos de um ano, a participação mundial da plataforma saltou de 3,5% em 2009 para 25,5% durante o último trimestre.

IDG News Service

10/11/2010 às 12h11

Foto:

A venda de smartphones durante o terceiro trimestre (Q3) deste ano quase duplicou em relação a 2009, impulsionada, principalmente, pelo crescimento do sistema operacional móvel Android, embora o Symbian ainda tenha se mantido como a principal plataforma entre os dispositivos móveis. 

Outro destaque foi o iPhone, da Apple, que também apresentou ótimo desempenho, segundo relatório da empresa de pequisa Gartner divulgado nesta quarta-feira (10/11).

Somente os smartphones representaram cerca de um quinto de todos os telefones destinados aos consumidores finais, com 81 milhões de unidades vendidas. Entre eles, a liderança se manteve com a Nokia, com cerca de 29,5 milhões de aparelhos vendidos com o sistema operaciona Symbian, superior aos 18,3 milhões do ano passado. No entanto, em participação no mercado, ele caiu de 44,6% para 36,6%. 

O segundo lugar foi ocupado, pela primeira vez, pelo Android, que esteve presente em 20,5 milhões das unidades comercializadas. Há um ano, a mesma pesquisa constatou que apenas 1,4 milhão de dispositivos com a plataforma da Google tinham sido comercializados. Com isso, a sua participação saltou de 3,5% em 2009 para 25,5% neste ano. 

A diferença entre as duas principais plataformas móveis tende a diminuir cada vez mais durante as compras de final de ano, de acordo com a vice-presidente da Gartner, Carolina Milanesi.

Enquanto isso, a Apple manteve o seu excelente desempenho, que poderia ter sido ainda melhor se não fossem as dificuldades para lidar com a grande demanda dos clientes, analisou a Gartner. Cerca de 13,5 milhões de iPhones foram comercializados, quase o dobro da marca de 7 milhões alcançada há um ano; por outro lado, a sua participação se reduziu de 17,1% no ano anterior para de 16,7%, deixando iOS em terceiro lugar.

Como a Research In Motion (RIM) não conseguiu acompanhar o ritmo dos concorrentes, sua linha BlackBerry caiu para o quarto lugar, com 11,9 milhões de unidades, diante dos 8,5 milhões de 2009. Em quinto lugar ficou o Windows Mobile, da Microsoft, que obteve 2,8% do mercado. 

Mundialmente, a venda global de telefones, não apenas smartphones, totalizaram 417 milhões no terceiro trimestre, um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2009, indicou a Gartner.

As cinco principais fabricantes foram: Nokia, Samsung, LG, Apple e RIM.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail