Home > Notícias

Antes de ser comprada pela Microsoft, Nokia testou Android nos Lumia

De acordo com jornal "The New York Times", fabricante finlandesa tinha projeto pronto para uma possível transição do Windows Phone para o Android. Microsoft pagou US$7,2 bilhões pela empresa.

IDG News Service / EUA

15/09/2013 às 22h41

Foto:

Talvez seja algo impensável para os usuários mais fiéis do Windows Phone, mas a Nokia chegou a considerar ir para o lado Android antes de ser comprada pela Microsoft há alguns dias.

Segundo o The New York Times, a fabricante finlandesa tinha o projeto pronto para uma versão Android do seu smartphone Lumia antes de a Microsoft comprar sua divisão mobile por 7,2 bilhões de dólares. O “Android Lumia” aparentemente era um “plano B” da Nokia caso ela decidisse rescindir seu contrato com a Microsoft.  E assim não seria tão complicado fazer a mudança, quanto ao software.

Simplesmente criar uma versão do Lumia com Android não teria resolvido os problemas da Nokia. A empresa teria enfrentado uma concorrência fortíssima da Samsung – que atualmente lidera as vendas globais de smartphones – sem mencionar que existem muitos outros fabricantes de aparelhos Android tentando se dar bem no mercado, mesmo com hardware sólido.

Mas a Nokia estava perdendo muito dinheiro. A companhia registrou prejuízo de 196 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2013, e seus acionistas estavam implorando para o CEO, Stephen Elop adotar uma abordagem diferente com os negócios da empresa.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail