Home > Notícias

AOL planeja abrir serviço de e-mail a desenvolvedores externos

Programa a ser lançado ainda este ano permitirá que terceiros criem aplicações compatíveis, como mensageiros e redes sociais.

IDG News Service/Índia

15/05/2008 às 15h06

Foto:

Alinhada com um movimento progressivo de abertura e interoperadilidade dos serviços de internet, a AOL planeja lançar ainda este ano um programa que permitirá que desenvolvedores externos criem aplicações e conteúdos, incluindo mensagens instantâneas e redes sociais, para o seu serviço de e-mail.

"Uma vez aberto, tecnicamente, não há nenhuma razão para alguém não poder criar outras aplicações de mensagem instantânea", disse Richard Landsman, vice-presidente sênior de e-mail da AOL.

A estratégia da AOL reflete a idéia cada vez mais difundida de que os usuários vão querer usar aplicações e conteúdos de sites concorrentes como Google e Yahoo, e que nenhuma empresa pode controlar todas as aplicações que os usuários vão querer usar, disse o executivo.
 
Painéis feitos pelos desenvolvedores serão incluídos nos sites de e-mail da AOL em vários países, dando ao usuário a opção de escolher uma variedade de conteúdos e integrar ao seu e-mail. A AOL irá, contudo, ter algum processo para garantir que o serviço não liste aplicações maliciosas, acrescentou.

O e-mail da AOL já integra o comunicador AOL Instant Messenger (AIM) e também há planos de integrar o ICQ ao serviço neste ano, em alguns mercados onde o mensageiro instantâneo é popular, declarou Roy Ben-Yoseph, vice-presidente da AOL para produtos de e-mail.

A AOL também deve incluir suporte à tecnologia de mídia rica Silverlight, da Microsoft, ao seu e-mail, para garantir aos usuários recursos como a capacidade de mudar a interface, mudar temas e também organizar os serviços de correio de forma personalizada, Ben-Yoseph disse. A versão beta do serviço deve entrar em teste no terceiro trimestre deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail